pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar protege 1ª geração de tartarugas marinhas em Fernando de Noronha e agradece com show de Lenine

Grande amigo dos oceanos, o cantor e compositor Lenine faz apresentação em homenagem aos trinta anos de atuação do Projeto Tamar no arquipélago. Leia mais.

A noite de 21/11 será especial para quem estiver em Fernando de Noronha-PE. O cantor e compositor Lenine fará uma apresentação, voz e violão, para celebrar trinta anos de atividades de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas na região. A primeira geração de tartaruguinhas protegidas pelo Tamar voltou para desovar na ilha, aumentando em 646% em 2014 o número de ninhos, principalmente na praia do Leão. Foram 7,8 vezes mais filhotes salvos que na primeira temporada reprodutiva, totalizando 153.899 indivíduos liberados ao mar em três décadas de trabalho. Ou seja, a festa só está começando!

[Clique no cartaz p/ ampliar] A partir das 22:00h, com abertura da banda Tamarazul, o evento será gratuito e aberto aos visitantes. Haverá palestra especial sobre os 35 anos do Projeto Tamar no Brasil e os 30 anos em Noronha, dentre outras importantes conquistas para a conservação do meio ambiente no arquipélago. Clique aqui e confira as atividades que vão rolar durante o dia.

História - O Tamar iniciou suas atividades na região em 1984, quando o arquipélago ainda era território federal administrado pela Aeronáutica (hoje é território do Estado de Pernambuco). Em 1986, foi criada a APA-Área de Proteção Ambiental. A praia do Leão, principal área de desova da ilha, tornou-se o embrião do Parque Nacional Marinho, criado por decreto federal, em 1988. O Centro de Visitantes foi inaugurado em 1996. Com o crescimento do turismo, no início da década de 90, Noronha se tornou um dos grandes destinos ecoturísticos nacionais e o Tamar decidiu criar esse espaço para atrair e integrar esse fluxo crescente de pessoas aos programas ambientais locais, especialmente voltados para a temática marinha brasileira. Hoje, o Tamar de Fernando de Noronha recebe cerca de 40 mil visitantes/ano. O grande fluxo turístico que o arquipélago registra é estratégico para o trabalho de sensibilização e educação ambiental, que acontece todos os dias, das 9:00h às 22:00h, na Alameda do Boldró, s/n. 

Presença - Fernando de Noronha é uma das bases mais importantes para o trabalho do Tamar. É um verdadeiro laboratório natural, pois a transparência do mar oferece excelente condição ao desenvolvimento de pesquisas sobre a biologia e o comportamento das tartarugas marinhas em ambiente natural, sobretudo quando estão submersas. É área de reprodução para tartaruga-verde e área de alimentação, crescimento e repouso para juvenis desta espécie e da tartaruga-de-pente.

Além do monitoramento de fêmeas no período reprodutivo, a base de pesquisa e conservação desenvolve um programa de marcação e recaptura de tartarugas que utilizam a região durante uma etapa do seu ciclo de vida. Desde 1990, mais de cinco mil tartarugas já foram marcadas, através de mergulho livre ou autônomo para capturar os animais. Os pesquisadores os trazem para a areia para coletar dados, podendo o trabalho ser acompanhado por quem estiver na praia. Resultados desse esforço, duas tartarugas-de-pente marcadas ainda juvenis em Noronha foram recapturadas vivas e já adultas na África, demonstrando a capacidade que esses animais têm de viajar longas distâncias, até mesmo intercontinentais.

O Projeto Tamar - Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Pró-Tamar. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países.

O Tamar protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais.

SERVIÇO:

Show de Lenine com abertura da banda Tamarazul, em homenagem aos 30 anos do Projeto Tamar em Fernando de Noronha.

Data: 21/11/2014
Local: Centro de Visitantes - Projeto Tamar - Alameda do Boldró, s/n.
Horário: 21:00h
Ingressos: grátis
Informações: Virgínia Anghinoni (81) 9777-5068.

 

Petrobras