pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Inclusão social e envolvimento comunitário: cuidando das tartarugas e das pessoas

Um dos pilares para a sustentabilidade do programa de conservação marinha da Fundação Projeto Tamar é a interação constante com as comunidades costeiras onde atua. Isso porque, desde o início, nossa equipe compreendeu que é preciso cuidar das pessoas, para promover uma transformação de hábitos e assim, assegurar a proteção das tartarugas marinhas. Além disto, o conhecimento tradicional das comunidades somado aos estudos realizados pelos pesquisadores podem aumentar de forma significativa a eficiência das ações realizadas.

As populações locais são essenciais no processo, na medida em que podem interferir diretamente nas condições do habitat desses animais, reduzindo a pressão sobre os ecossistemas e as espécies.

Por isso, nas localidades onde está presente, a Fundação Projeto Tamar desenvolve diversas atividades que visam a inclusão social e o envolvimento comunitário, bem como a sensibilização e educação ambiental, respeitando as necessidades, vocações, características e tradições de cada lugar.

Aliadas às campanhas e ações educativas são criadas alternativas de geração de trabalho e renda para as comunidades locais, oferecidas possibilidades de capacitação, oportunidades para mulheres nas confecções de produtos Tamar, apoiados grupos de artesanato e outras iniciativas. Também são incentivadas e apoiadas as práticas de manifestações e expressões das culturas locais e regionais.

Conheça um pouco mais sobre esse trabalho clicando nos links abaixo:

Conservação e valorização cultural
Centros de visitantes
Lojas Tamar
Confecções Projeto Tamar
Grupos produtivos
Benefícios socioeconômicos para a comunidade

Petrobras