pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Ameaça de Extinção

As espécies ameaçadas de extinção, animais ou vegetais, são aquelas em risco de desaparecer em um futuro próximo. Incontáveis espécies já se extinguiram nos últimos milhões de anos devido a causas naturais, como mudanças climáticas e incapacidade de adaptação a novas condições dos habitats que ocupam. O ser humano tem acelerado decisivamente este processo de extinção de espécies, destruindo habitats, explorando desordenadamente os recursos naturais e introduzindo espécies exóticas (vindas de outros locais). 

 Quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil encontram-se em algum grau de ameaça de extinção, segundo critérios do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de extinção (ICMBio/MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN ). Segundo a última revisão do grupo de especialistas de tartarugas marinhas, e através da Portaria MMA N 148, de 7 de junho  de 2022, o status dessas  espécies ficou da seguinte forma : tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), continua na categoria  “ criticamente em perigo”, tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), e tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) passaram para a categoria  “vulnerável’ , e a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata, passou para a categoria  “em perigo “

tartaruga-verde (Chelonia mydas) saiu da lista de espécies ameaçadas e passou para a categoria “quase ameaçada”, mas dependente de ações de conservação para poder permanecer nessa condição. Essa redução no status de ameaça para essa espécie se deve às ações ininterruptas e de longo prazo desenvolvidas pelo ProjetoTamar  há mais de 40 anos, juntamente com o esforço feito por outras instituições nesse mesmo sentido.

Até o início dos anos 80, a caça e coleta de ovos interrompiam o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Hoje, após décadas de atividades da Fundação Projeto Tamar nas áreas prioritárias de desova, esta ameaça se tornou muito rara. Entretanto, as cinco espécies que desovam no litoral brasileiro seguem expostas a uma variedade de atividades humanas.

Nas praias onde ocorrem desovas de tartarugas, a destruição do habitat pela ocupação desordenada do litoral, a iluminação artificial / fotopoluição, a predação e o trânsito de veículos , seguem dificultando o processo de reprodução e nascimento das tartaruguinhas. No mar, a captura incidental na pesca, a poluição em suas variadas formas (principalmente resíduos sólidos e químicos) e as mudanças climáticas podem afetar as tartarugas marinhas ao longo de todo seu ciclo de vida, sendo que essa ultima ameaça,  também causa impacto em terra nas áreas de desova desses animais.

1. Ameaças naturais

2. Ameaças causadas pelo homem:

    Caça e coleta de ovos
    Captura incidental na pesca
    Sombreamento
    Iluminação artificial / Fotopoluição
    Trânsito de veículos
    Poluição

3. Doenças e enfermidades

Petrobras