pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Origem

O começo do universo, da Terra, da vida e das tartarugas marinhas

4,5 bilhões antes do presente (a.p.): surgimento do planeta Terra - Existem milhões de estrelas e vários sistemas solares no Universo. No nosso sistema solar, uma variedade de cometas, meteoritos, asteroides e planetas se formaram. A Terra, um desses planetas, surgiu há 4,5 bilhões de anos.

 

3,5 bilhões a.p.: primeiras formas de vida - A atmosfera e os oceanos se formaram após um longo período de atividade vulcânica intensa, com a liberação de gases compostos, a ação da radiação solar e de descargas elétricas. Surgiram substâncias como a água, o gás carbônico, o metano e o cianeto. Juntos, eles são a essência da vida. A partir dessa combinação, surgiram as primeiras formas de vida, simples como moléculas.

2 bilhões a.p.: organismos multicelulares - As primeiras moléculas evoluíram para organismos celulares que, ao se agregarem, originaram as primeiras formas de vida multicelulares. Organismos fotossintetizantes apareceram e começaram a produzir oxigênio, possibilitando que a vida passasse a existir também fora da água.

Próximo

 

Petrobras