pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Capacitação - Sergipe

As praias do litoral sergipano são consideradas áreas prioritárias para a conservação da tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea). Em menores proporções, também são registradas ocorrências reprodutivas da tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) e tartaruga-verde (Chelonia mydas). 

A Fundação Projeto Tamar atua em quase todo o Estado através de 3 bases de pesquisa (Abais, Pirambu e Ponta dos Mangues) e do Centro de Visitantes Oceanário de Aracaju.

Através do Programa de Capacitação em Sergipe os estudantes e recém-formados participam das atividades de pesquisa, conservação, das atividades de educação ambiental/inclusão social nas bases de pesquisa ou das atividades de atendimento orientado no Oceanário de Aracaju .

A Fundação Projeto Tamar oferece alojamento, mas as despesas com alimentação e deslocamento da cidade de origem até Aracaju devem ser custeadas pelo candidato.

Vagas disponíveis

A regional SE disponibiliza vagas para participação nas modalidades de estágio, voluntariado ou trainee, para estudantes e recém-formados nos cursos de Biologia, Oceanografia, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e áreas correlatas.

Em caso de eventual retorno de restrições sanitárias por conta da Pandemia da Covid 19, o programa de estágios poderá ser temporariamente suspenso ou ter seu formato alterado.
 

ÁREA – PESQUISA (MONITORAMENTO REPRODUTIVO DE TARTARUGAS MARINHAS)

Atividades desenvolvidas: Pesquisa e Proteção, Educação Ambiental, Reabilitação e Manejo.

Pré-requisitos

- Estar cursando o ensino superior (no mínimo o quarto período de graduação);
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação definitiva tipo “A”
- Disposição para acordar cedo, 
- Facilidade para trabalhar em equipe;
- Capacidade de interação com moradores locais e respeito às características culturais da região.
- Disposição para trabalhar fora dos horários convencionais;

Duração 
Entre seis e sete meses (setembro a março). Eventualmente, poderão ser oferecidas vagas para estágios nos meses de verão (dezembro, janeiro e/ou fevereiro).

Período de seleção 
Entre março e julho. Considerando a quantidade de aplicações, apenas os candidatos selecionados serão contatados até o mês de agosto.

Como se inscrever
Preencher questionário para efetivação da solicitação (faça o download clicando aqui); juntar cópias dos seguintes documentos: 

- Formulário de Requerimento de Estágio
- Curriculum vitae;
- Carteira de identidade e carteira de habilitação;
- Cartas de recomendação; 

Enviar tudo por email para: tamarse@tamar.org.br

ÁREA - CENTRO DE VISITANTES ARACAJU

Principais Atividades Desenvolvidas:
- Ações de educação ambiental junto aos estudantes, crianças, comunidade e turistas visitantes do centro de visitantes;
- Apoio e acompanhamento das ações de manejo e reabilitação dos animais plantel como preparo do alimento, higienização e atividades de enriquecimento ambiental;

A principal atividade consiste no suporte às ações de educação ambiental realizadas com escolas, grupos de visitantes e atendimento ao público (turistas e/ou comunidade).

Pré-requisitos:

- Possuir conhecimentos prévios, ser formado ou estar matriculado em cursos da área ambiental;
- Ter afinidade e disposição para o atendimento ao público;
- Facilidade para trabalhar em equipe;
- Capacidade de interação com moradores locais e respeito às características culturais da região;
- Disponibilidade para trabalhar finais de semana e feriados;
- Disponibilidade mínima de 60 dias para o voluntariado;

Duração:
A duração mínima do Programa de Voluntariado é de 60 dias, podendo haver prorrogação de até 3 meses conforme a disponibilidade do voluntário e de vagas.

Período de Seleção:
As vagas são oferecidas ao longo de todo o ano.

Para participar, a inscrição deverá ser realizada até o dia 05 do mês que antecede o início do Bimestre de atividades (ex.: para realizar o voluntariado em Janeiro e Fevereiro as inscrições devem ser enviadas até o dia 05 de dezembro).

Como se inscrever:
A inscrição deverá ser realizada através do preenchimento do formulário e envio do currículo, histórico da faculdade e um vídeo de até 1 minuto explicando porque quer participar do voluntariado (no próprio formulário).

A seleção será realizada através da análise da documentação enviada, seguida de entrevista. O contato com o inscrito será através do e-mail e telefone informado no formulário, pelo menos um mês antes do início.

Mais informações: e-mail: oceamar@tamar.org.br | telefone: (79) 3243-3214

Petrobras