A Fundação Projeto Tamar atua em todo o Estado de Sergipe através de 4 bases: Abais, Aracaju, Pirambu e Ponta dos Mangues.
As praias do litoral sergipano são consideradas áreas prioritárias para a conservação da tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea). Em menores proporções, também são registradas ocorrências reprodutivas da tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) e tartaruga verde (Chelonia mydas).
Através do Programa de Capacitação em Sergipe os estudantes e recém-formados (nos cursos de Biologia, Oceanografia, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e áreas correlatas) participam das atividades de pesquisa, conservação, das atividades de educação ambiental e inclusão social nas bases de pesquisa, ou das atividades de educação/sensibilização ambiental, manejo, reabilitação, pesquisa e conservação na base de Aracaju.
ÁREA - PESQUISA (MONITORAMENTO REPRODUTIVO DE TARTARUGAS MARINHAS)
Em Sergipe, a Fundação Projeto Tamar possui 3 bases de pesquisa e conservação: Abais, Pirambu e Ponta dos Mangues, que realizam o trabalho de monitoramento reprodutivo de tartarugas marinhas, além de ações de educação ambiental e inclusão social.
A Fundação Projeto Tamar oferece alojamento, mas as despesas com alimentação e deslocamento da cidade de origem até Aracaju devem ser custeadas pelo candidato.
Principais Atividades Desenvolvidas:
- Acompanhamento das atividades de pesquisa e conservação, como o monitoramento reprodutivo e de encalhes;
- Ações de educação ambiental e inclusão social junto à comunidade;
Pré-requisitos:
- Estar cursando o ensino superior (no mínimo o quarto período de graduação);
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação definitiva tipo "B";
- Disposição para acordar cedo;
- Facilidade para trabalhar em equipe;
- Capacidade de interação com moradores locais e respeito às características culturais da região.
- Disposição para trabalhar fora dos horários convencionais;
Duração:
Entre seis e sete meses (setembro a março). Eventualmente, poderão ser oferecidas vagas para estágios nos meses de verão (dezembro, janeiro e/ou fevereiro).
Período de Seleção:
Entre março e julho. Considerando a quantidade de aplicações, apenas os candidatos selecionados serão contatados até o mês de agosto.
Como se inscrever:
A inscrição deverá ser realizada através do preenchimento do formulário , anexando no próprio formulário o currículo lattes, documento de identificação, CNH e uma carta de recomendação.
A seleção será realizada através da análise da documentação enviada e, caso o candidato atenda aos critérios iniciais, entraremos em contato para agendar uma entrevista. O contato com o inscrito ocorrerá através do e-mail e telefone informado no formulário.
Mais informações
E-mail: tamarse@tamar.org.br
ÁREA - CENTRO DE VISITANTES E DE REABILITAÇÃO ARACAJU
Em Aracaju, as instalações da Fundação Projeto Tamar reúnem, no mesmo endereço, base de Pesquisa, Centro de Visitantes e Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas.
O estágio na Fundação Projeto Tamar em Aracaju é de caráter voluntário, as despesas com alimentação, deslocamento interestadual e hospedagem (NÃO oferecemos alojamento) devem ser custeadas pelo estagiário. Oferecemos vale-transporte municipal (Aracaju).
Principais Atividades Desenvolvidas:
- Ações de educação e sensibilização ambiental junto aos estudantes, crianças, comunidade e turistas visitantes do centro de visitantes;
- Apoio e acompanhamento das ações de manejo dos animais do plantel e reabilitação de tartarugas marinhas;
- Acompanhamento das atividades de pesquisa e conservação, como o monitoramento de praia;
Pré-requisitos:
-Estar cursando o ensino superior ou ser formado em área ambiental ou afins;
-Ter afinidade e disposição para o atendimento ao público no centro de visitantes (é a atividade que ocupará o maior tempo do estágio/voluntariado);
-Facilidade para o trabalho em equipe;
-Capacidade de interação com moradores locais e respeito às características culturais da região;
-Disponibilidade para trabalhar finais de semana e feriados;
-Disponibilidade mínima de 90 dias para o estágio/voluntariado;
Duração:
A duração mínima do Programa de Capacitação em Aracaju é de 90 dias, como possibilidade de prorrogação por mais 30 dias conforme a disponibilidade do voluntário e de vagas. A carga horária do estágio é de 20 horas semanais, através de escala definida previamente, de acordo com a rotina das equipes e com a demanda de atividades do centro de visitantes, incluindo sábado, domingo e feriados.
No caso específico de estágios curriculares para estudantes de Medicina Veterinária, poderá ter duração de 45 dias, conforme disponibilidade de vagas e critérios definidos pela equipe.
Período de Seleção:
As vagas são oferecidas ao longo de todo o ano.
Para participar, a inscrição deverá ser com, no mínimo, um mês de antecedência do período pretendido.
Como se inscrever:
A inscrição deverá ser realizada através do preenchimento do formulário e envio do currículo (no próprio formulário).
A seleção será realizada através da análise da documentação enviada e, caso o candidato atenda aos critérios iniciais, entraremos em contato para agendar uma entrevista. O contato com o inscrito ocorrerá através do e-mail e telefone informado no formulário.
Mais informações
E-mail: oceamar@tamar.org.br
Fone: (79) 9949-3107