pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Capacitação - São Paulo

O litoral norte paulista é uma importante área de alimentação de tartarugas marinhas juvenis, especialmente para tartaruga verde (Chelonia mydas) e tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata), ocorrendo em menor frequência as tartarugas cabeçudas (Caretta caretta) e oliva (Lepidochelys olivacea).

A Fundação Projeto Tamar atua no Município de Ubatuba em instalações que reúnem no mesmo endereço a base de Pesquisa, um Centro de Visitantes e um Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas.

O Programa de Capacitação em Ubatuba oferece aos estudantes e recém-formados na área ambiental atividades de pesquisa e conservação, com prioridade para as ações de Educação Ambiental no Centro de Visitantes.

Vagas disponíveis

Anualmente recebemos dezenas de voluntários que contribuem para as atividades de pesquisa, conservação e educação ambiental. São oferecidos estágios-voluntários na área de Pesquisa e Centro de Visitantes para estudantes e recém-formados nos cursos de Biologia, Oceanografia, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Turismo e outras áreas afins.

São oferecidos estágios-voluntários nos Centros de Visitantes e de Reabilitação de Tartarugas Marinhas.

O Programa de Capacitação oferece alojamento. As despesas com alimentação e deslocamento da cidade de origem até Ubatuba devem ser custeadas pelo estagiário.

Em caso de eventual retorno de restrições sanitárias por conta da Pandemia da Covid 19, o programa de estágios poderá ser temporariamente suspenso ou ter seu formato alterado.
 

CENTROS DE VISITANTES E DE REABILITAÇÃO

Atividades desenvolvidas: Pesquisa e Proteção, Educação Ambiental, Reabilitação e Manejo.
 

Pré-requisitos
- Estar cursando o ensino superior ou pós-graduação (preferência para os candidatos que cursam últimos períodos da graduação);
- Disponibilidade mínima de 30 dias para o estágio/voluntariado;
- Ter afinidade e disposição para o atendimento ao público no Centro de Visitantes (é a atividade que ocupará o maior tempo do estágio/voluntariado);
- Facilidade para trabalhar em equipe;
- Capacidade de interação com moradores locais e de respeito às características culturais da região;
- Disposição para trabalhar fora dos horários convencionais;
- Conhecimento, no mínimo intermediário, dos idiomas inglês e/ou espanhol. Português e/ou espanhol no caso de estudantes estrangeiros.

Duração

A duração mínima dos estágios na Base de Ubatuba é de 30 dias, podendo haver prorrogação conforme a demanda. O início do estágio acontece geralmente na segunda semana de cada mês, quando ocorre a capacitação dos estagiários. O estagiário fica integralmente à disposição do Projeto, com direito a uma folga semanal, obedecendo a escala de horários e locais de trabalho de acordo com as necessidades do trabalho.

No caso específico de estágios curriculares para estudantes de Medicina Veterinária no Centro de Reabilitação, poderá ter duração de 2 a 3 meses, conforme disponibilidade de vagas e critérios definidos pela equipe do Centro.

Período de seleção

Os estágios são oferecidos ao longo de todo ano.

Para estagiar nos meses de férias escolares (julho), a inscrição deve ser feita até 30 de abril; para estagiar entre dezembro e fevereiro, a inscrição deverá ser feita até 30 de setembro.

Para os demais meses do ano é necessário se inscrever com, no mínimo, um mês de antecedência do período pretendido.

Como se inscrever
Preencher questionário para efetivação da solicitação (faça o download clicando aqui); juntar cópias dos seguintes documentos:
- Requerimento de Inscrição;
- Curriculum vitae;
- Carteira de identidade;
- Cartas de recomendação;
- Comprovante de vacinação do Covid-19.

Enviar por email para: estagio.ubatuba@tamar.org.br

Mais informações
E-mail: estagio.ubatuba@tamar.org.br
Fone: (12) 3832-6202

Petrobras