O Programa Tamarzinhos da Praia do Forte ocorre desde os anos 90, onde crianças e adolescentes residentes na Praia do Forte e comunidades próximas vivenciam uma educação ambiental não formal e inclusiva que contribui com a sustentabilidade local. As atividades são diversificadas e contribuem para a formação pessoal, conscientização ambiental, resgate e valorização cultural, cidadania e capacitação. Essas atividades são estruturadas seguindo premissas do triplo enfoque da educação ambiental (educação sobre, no e para o ambiente), integradas a educação científica e cultura oceânica onde a arte educação entra como instrumento de expressão do aprendizado.
As tartarugas marinhas norteiam as ações, e a partir do conhecimento sobre o oceano, biologia e ecologia das tartarugas, são realizadas vivências práticas integradas aos conteúdos abordados. As aulas no campo acompanhando a equipe do projeto Tamar se torna um diferencial! Nestas vivências a educação científica e cultura oceânica se convergem através de oficinas com práticas que contribuem com a sustentabilidade local.
Mais de 1.000 crianças já passaram pelo programa, e destas muitas se qualificaram e hoje trabalham em prol da conservação do meio ambiente dentro e fora da Fundação Projeto Tamar.