pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Dia Internacional da Tartaruga Marinha

16/06/2023 - O Dia Internacional da Tartaruga Marinha é celebrado em 16 de junho em homenagem ao nascimento do Dr. Archie Carr. ↓

No início dos anos 40, o Dr. Archie Carr começou a estudar as tartarugas marinhas. Na década de 50, iniciou as atividades de pesquisa e conservação em Tortuguero, na Costa Rica, e se tornou um dos mais importantes pesquisadores da área. Seus estudos e escritos são responsáveis por grande parte do que se conhece hoje sobre a biologia e o ciclo de vida desses animais. O “pai” das tartarugas marinhas participou da criação em 1959 e foi diretor científico do Caribbean Conservation Corporation (hoje Sea Turtle Conservancy), o mais antigo grupo de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas do mundo. 

Para os conservacionistas, Dr. Carr foi um dos grandes heróis do século XX. É considerado pioneiro biólogo, herpetólogo, ecologista e escritor da natureza por ter colocado em prática uma campanha internacional para proteger as tartarugas marinhas, que se tornou modelo para outras que se seguiram. Seu bom humor, além de sua obra original e pioneira referenciada internacionalmente, é uma das características lembradas por aqueles que o conheceram e o consideram um biólogo carismático e moderno.

"A Fundação Projeto Tamar também tirou grande parte de sua inspiração na vida e obra deste pesquisador criativo, inovador e visionário", diz a diretora nacional de conservação e pesquisa do Tamar, oceanógrafa Neca Marcovaldi.

As tartarugas marinhas enfrentam muitas ameaças atualmente, tais como populações humanas em contínuo crescimento, especialmente em áreas costeiras; degradação de habitats pela pesca e poluição; perda de áreas de desova pelo desenvolvimento costeiro e aumento do nível do mar; captura incidental em pescarias. É possível que todas estas ameaças combinadas, se nada fosse feito, acabassem por prevalecer sobre as tartarugas. Mas a boa notícia é que, por enquanto, o que Archie Carr temia - um oceano desprovido de tartarugas marinhas - não chegou a acontecer.

Atuando no litoral brasileiro desde a década de 80, a Fundação Projeto Tamar tem como missão promover a recuperação das tartarugas marinhas, através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social, e como resultado desse esforço contínuo vem obtendo conquistas importantes: recuperação das populações reprodutivas; ampliação do conhecimento científico; apoio das comunidades litorâneas que cessaram o uso direto das tartarugas passando a protegê-las; sensibilização e apoio da sociedade em geral e a geração de recursos próprios (sustentabilidade). Após mais de 40 anos de atividades o Tamar está presente em 22 localidades de 8 estados brasileiros, em 2022 recebeu mais de 600 mil pessoas de pessoas em seus Centros de Visitantes oferecendo 1800 oportunidades de trabalho nas comunidades onde está presente. Como resultado de coleta sistemática de dados padronizados, o Tamar comemora este ano mais de 43 milhões de tartarugas marinhas protegidas, cerca de 25 mil ninhos protegidos por ano, e a melhora no status de conservação das espécies.

Durante sua longa existência, cada tartaruga marinha leva e traz toneladas de nutrientes e energia vital à sobrevivência de tantas outras formas de vida. Das tartarugas marinhas depende a existência de uma infinidade de peixes, crustáceos, moluscos, esponjas, e medusas. Dependem delas também formações de mangues, bancos de areia, de gramas marinhas e de algas, de corais e recifes, de ilhotas e formações geológicas. Proteger as tartarugas marinhas é, portanto, preservar a vida marinha, garantir a sobrevivência do planeta e da humanidade.

Vamos celebrar o Dia Internacional das Tartarugas Marinhas!

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR UBATUBA - SP

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras