03/08/2023 - Para celebrar o Dia Nacional do Folclore, que acontece em 22 de agosto, a Fundação Projeto TAMAR promove já há 11 anos o Mês da Cultura Popular em Ubatuba. ↓
Valorizar a cultura regional em suas diferentes expressões e formas, como a Dança das fitas, a Congada de Bastões de São Benedito, a Canoa e o Fandango Caiçara Ubatubanos. O objetivo do evento é exaltar o valor e incentivar a prática destas manifestações culturais tradicionais, inspirando as gerações presentes e futuras a cultivar o patrimônio imaterial através deste conhecimento, manter viva a memória das próprias origens.
A abertura do XI Mês da Cultura Popular será no dia 05 de agosto, com apresentação da Congada de Bastões de São Benedito de Ubatuba. A tradição de origem afro-brasileira foi criada por negros escravizados como forma de louvação aos santos católicos de sua predileção, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Com características próprias, a Congada de Bastões de São Benedito de Ubatuba foi ensinada aos ubatubanos, durante a convivência com moradores da cidade de Cunha/SP, que vieram trabalhar numa serraria instalada no Bairro do Puruba, na década de 40.
Também no dia 05 acontecerá a apresentação do Grupo Concertada. Formado em 2008, o grupo é conhecido por sua descontração e variedade do repertório apresentando músicas de compositores da região (Ubatuba, Taubaté, São Luis do Paraitinga e Parati/RJ), releituras de músicas tradicionais e regionais de diversas origens do País, além de clássicos da MPB. No contexto de homenagem a cultura caiçara, o nome do Grupo faz alusão a “consertada” (com “S”), bebida tradicional caiçara feita de cachaça, açúcar queimado, cravo, canela, erva-doce e apurada em fogo lento durante toda uma noite de festejos! Desde 2010, o grupo se apresenta mensalmente no “Concertada no Tamar”.
No dia 12 de agosto, a Dança das Fitas do Itaguá abrirá a programação, seguida do show do músico Luis Perequê e encerrando com a animação do Fandango Caiçara de Ubatuba.
A Dança das Fitas é uma coreografia de origem europeia que representa o ciclo da árvore. Na metade do séc. XX, um antigo pescador da Praia do Itaguá trouxe para Ubatuba esta tradição, que aprendeu em suas muitas idas e vindas à Santos, em viagens de canoas de voga * para comercializar produtos. Naquela época, a Dança das Fitas tinha sua própria música, uma marchinha acompanhada por violas, rabecas, entre outros instrumentos. A tradição é mantida até hoje pela comunidade do Itaguá e segue presente na maioria dos festejos populares de Ubatuba.
Luís Perequê atualmente é considerado o principal interlocutor da Cultura Caiçara, frente à modernidade e ao diálogo universal, que busca o equilíbrio entre o respeito à diversidade e o intercâmbio dos conteúdos culturais que constituem o patrimônio da humanidade.
Ao final do XI Mês da Cultura Popular, entre 24 a 26 de agosto, acontecerá o evento TAMAR CULTURAL, com a realização de oficinas de musicalização com materiais recicláveis, a apresentação do Grupo Cascudos e o encerramento da programação com o Show de Leo Gandelman quarteto.
O Grupo Cascudos, Formado em 2009 por músicos de Ubatuba que “vestiram a camisa” do Projeto Tamar, Os Cascudos iniciaram sua carreira realizando apresentações das músicas do CD 30 Anos de História
Interpretam músicas sobre as tartarugas marinhas e a conservação do meio ambiente. Os estilos musicais variam desde o rock, passando pelo reggae, blues, forró e MPB.
Leo Gandelman, é um artista plural, compositor, arranjador e produtor de conteúdo. Como instrumentalista, transita da música pop à clássica com o mesmo entusiasmo e excelência. Participou de gravações antológicas com praticamente todos os grandes nomes da música brasileira. Com mais de 500.000 discos vendidos é hoje um dos mais influentes músicos brasileiros.
De quinta à terça, das 10hs às 17hs, o Tamar disponibilizará no Centro de Visitantes o Cine Cultura Popular, com exibição de filmes sobre o folclore e a cultura tradicional brasileira, além de uma Exposição fotográfica, sobre as Corridas de Canoas em Ubatuba.
*Canoa de Voga : Canoas de transporte de carga que levavam mercadorias das comunidades caiçaras isoladas economicamente ate os grandes portos da época.
Para conferir a programação completa clique aqui.
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha