pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Fundação Projeto TAMAR participa do 42º Simpósio Internacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas

05/04/2024 - O Evento ocorreu em Pattaya, na Tailândia, entre 24 a 29 de março de 2024 ↓

Seguindo a tradição anual, a Fundação Projeto TAMAR mais uma vez participou desse importante evento, que reúne “tartarugólogos” de todo o mundo. Foram 80 países representados e cerca de 700 participantes, com presença marcante dos grupos asiáticos envolvidos com a pesquisa e proteção das tartarugas marinhas.

O tema desta edição foi todos dentro e juntos, inspirando novas gerações para a conservação das tartarugas marinhas (“All in, all together, inspiring young generations”). O ponto alto do Simpósio, além de cerca de 250 apresentações científicas, foi o compartilhamento de informações e experiências entre os participantes, em ambiente informal e colaborativo. Os dois primeiros dias do encontro em Pattaya foram dedicados a 14 workshops e 6 reuniões regionais. Nos demais dias ocorreram diversas mesas redondas nos temas “Biologia na água”, “Anatomia, Fisiologia e Saúde”, “Conservação, Gestão e Políticas”, ”Biologia de Populações e Monitoramento”, dentre outras. Nossa equipe foi representada Neca Marcovaldi, Gustavo Stahelin, Bruno de Barros Giffoni, e Nina Marcovaldi.

Este ano, a Fundação Projeto Tamar apresentou três pôsteres. O primeiro entitulado “Shout-out to loggerheads in Brazil: Nesting trends from 1991 – 2019”, anunciando o aumento do número de ninhos da espécie tartaruga-cabeçuda, e que pode ser um importante indicativo do aumento da população. Também foi apresentado em parceria com outros pesquisadores o pôster “Olive ridley internesting behaviour in northeast Brazil based on high resolution tracking data”, sobre o comportamento entre as estações reprodutivas da espécie tartaruga-oliva no nordeste do Brasil, baseado em dados de alta resolução de rastreamento/telemetria. Apresentamos ainda um trabalho entitulado “Size matters: How sample size and molecular marker of choice affect mixed stock analysis”, onde foram feitas simulações de computador para avaliar o impacto do número de amostras e do marcador genético utilizado na precisão das análises de estoques mistos.

Por fim, fizemos uma apresentação “Juntos rumo à sustentabilidade: Protegendo as tartarugas marinhas!” durante a reunião regional dos programas de conservação de tartarugas marinhas da América Latina (RETOMALA).

É sempre muito gratificante para nós recebermos o reconhecimento e carinho da sociedade internacional de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. A Fundação é constantemente mencionada como uma iniciativa de sucesso na busca de soluções sustentáveis para perpetuação de suas ações de pesquisa, proteção, geração de emprego, renda e inclusão social.

Confira os trabalhos científicos apresentados pelo TAMAR no Simpósio na Tailândia:

Shout-out to loggerheads in Brazil: Nesting trends from 1991 – 2019
Olive ridley internesting behaviour in northeast Brazil based on high resolution tracking data

Size matters: how sample size and molecular marker choice affect mixed stock analysis

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras