pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Projeto TAMAR e IBEROSTAR Unidos para proteger as tartarugas marinhas

07/12/2020 - Em 2020, a Fundação Projeto Tamar celebra 15 anos de parceria com o Complexo Hoteleiro Iberostar. ↓

Em 2020, a Fundação Projeto Tamar celebra 15 anos de parceria com o Complexo Hoteleiro Iberostar. Nesse período, protegeram juntos na Praia do Forte mais de 12 mil desovas e 720 mil filhotes, em sua maioria de tartaruga-cabeçuda, a tartaruga marinha mais comum desovando no litoral brasileiro.

Todos os anos, entre setembro e maio, a equipe do Projeto Tamar monitora diariamente as praias logo ao amanhecer para registrar e identificar as desovas de fêmeas de tartarugas marinhas ocorridas na noite anterior. Toda a área de monitoramento protegida através dessa grande união está situada em um dos maiores bolsões de desova do Atlântico Sul Ocidental, reconhecido nacional e internacional pela sua importância para a conservação das populações de tartarugas marinhas.

A parceria entre a Fundação Projeto Tamar e o Complexo Hoteleiro Iberostar teve início em 2005, já na construção do complexo, com orientações sobre adequação da luz, capacitação de todos os funcionários quanto a importância ambiental do local para as tartarugas marinhas e muitas outras atividades. Desde lá, são realizadas atividades de sensibilização ambiental não só com os funcionários, mas também com os hóspedes. Mais de 100 mil de pessoas já foram atendidas entre caminhadas de filhotes de tartarugas marinhas, palestras, exposições e atendimentos no StarCamp.

Na porção sul do terreno do Complexo Hoteleiro Iberostar, o Projeto Tamar conta com o Núcleo de Monitoramento das Tartarugas Marinhas. Esse funciona como base de apoio para a equipe de campo e escritório dos pesquisadores.  Conta com uma pequena exposição de réplicas e placas informativas sobre as cinco espécies tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, que auxiliam no desenvolvimento de atividades de educação ambiental.



Essa parceria mostra que é possível conciliar o desenvolvimento litorâneo e a conservação das tartarugas marinhas: toda a faixa de praia é escura, pois possui pontos de iluminação adequados, em conformidade com a legislação ambiental vigente; as cadeiras de praia são recolhidas diariamente para não criar barreiras físicas que impeçam as tartarugas marinhas de desovar; os caminhos para a praia são sinalizados para que a restinga não seja destruída e a vegetação fixadora das dunas seja mantida.

Segundo o Margareth Keglevich, bióloga do Complexo Hoteleiro Iberostar “A parceria do Projeto TAMAR e Iberostar é muito gratificante, pois integra as operações do Complexo Hoteleiro com o compromisso do Grupo de preservar o meio ambiente.  Estratégias de sustentabilidade do negócio possibilitam a adequação da iluminação do Resort e uso da praia pelos hóspedes, numa convivência mais harmônica do ser humano e a Natureza. Nossos clientes se admiram desses cuidados e ficam felizes em conhecer nosso compromisso com a conservação dos Oceanos. Através do movimento pioneiro Onda de Mudança: eliminação de plásticos de uso único nos quartos dos hotéis, respeito ao período de defeso para o consumo de peixes e mariscos nos destinos onde atua, e apoio à pesquisa e conservação de recifes de corais em algumas partes do mundo, o Grupo Iberostar é uma importante referência global de sustentabilidade na Hotelaria e Turismo. ”


 

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras