pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Ações de sensibilização ambiental do Projeto Tamar - o que acontece nos Centros de Visitantes e nas plataformas digitais.

02/07/2021 - Os Centros de Visitantes do Projeto Tamar são reconhecidos instrumentos de sensibilização ambiental, com a pandemia o ambiente virtual vem trazendo também importantes resultados. ↓

Os Centros de Visitantes da Fundação Projeto Tamar surgiram da necessidade de mobilizar as comunidades litorâneas e visitantes em torno da preservação das tartarugas marinhas, reunindo esforços e recursos em prol desta causa.

Instalados em varias regiões do país, seis Centros de Visitantes recebem anualmente um milhão de pessoas, entre turistas de todo o mundo, moradores locais e mais de 4 mil grupos de estudantes. São espaços de ciência e entretenimento, onde animais marinhos compõem exposições temáticas e o público pode vivenciar a cultura local e interagir com os ambientes e equipes. Desta maneira informal se experimenta emoções, reflexões, dúvidas e inquietações que irão mudar a percepção sobre a conservação e suscitar a aquisição de conhecimento.

Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, a interação, que sempre foi uma marca destes espaços, precisou ser revista. Surgiu então o desafio de manter a conexão com a sociedade e promover sensibilização ambiental com segurança para o público e equipe.


A TV TAMAR entrevistou pesquisadores, artistas e membros da equipe. Além disso, o público pode também acompanhar pela internet um pouco da rotina de cuidados com os animais nos centros de visitantes, enquanto estes espaços ainda estavam fechados devido a pandemia.

Além dos cuidados nas atividades nos Centros de Visitantes, energia e criatividade foram direcionadas também para as ações não presenciais, principalmente nas redes sociais, seja o Instagram, Facebook, Youtube ou mesmo WhatsApp. Estas mídias já eram usadas antes da pandemia, porém novos produtos impulsionaram bons resultados. O Instagram do Projeto Tamar ultrapassa 140 mil seguidores e as lives têm em média de 18 mil visualizações. No Facebook o número de seguidores é maior, chegando a quase 155 mil. Já no Youtube, os episódios da TV Tamar alavancaram o número de inscritos no canal, que hoje possui mais de 8.000.

De acordo com Nina Marcovaldi, Coordenadora de Projetos e Ações para Sustentabilidade, “as atividades virtuais oferecidas permitiram que o Projeto Tamar se mantivesse próximo das pessoas, mesmo com o retorno das atividades presenciais elas fazem parte de nossas rotinas”.

Um exemplo de ação que vai permanecer depois da pandemia é o “Biólogo por um dia virtual”, atividade executada em parceria com a Agência Espaço e Vida, que aproxima grupos estudantis de qualquer parte do Brasil das rotinas do Projeto Tamar, por meio de visitas e atividades interativas virtuais.

Seja de forma presencial ou virtual as tartarugas marinhas seguem encantando a todos e a sensibilização contribui para o engajamento do público na causa da conservação marinha.

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras