pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Assim surgiram os Centros de Visitantes da Fundação Projeto Tamar

30/08/2021 - Da curiosidade de quem queria conhecer as tartarugas e o trabalho de conservação marinha à importantes espaços de educação e sensibilização ambiental e pesquisa. ↓

No começo da década de 1980 o Projeto Tamar instalou suas primeiras bases de pesquisa e manejo das tartarugas marinhas. Durante os trabalhos iniciais ficou evidente que, além do apoio que ofereciam às equipes de pesquisa, estas estruturas tinham um grande potencial de sensibilizar e informar a comunidade local e turistas, acerca da ameaça de extinção das tartarugas marinhas e das ações para conservação promovidas. 

Gradativamente, o número de pessoas que procuravam as bases de pesquisa aumentou e estas estruturas foram se equipando e passaram a ser conhecidas como Centros de Visitantes. Aos poucos, foram instalados aquários, tanques para as tartarugas, exposições permanentes com recursos audiovisuais, além de programas especiais de sensibilização e ecoturísticos, como o atual “Biólogo por um dia”. 
Hoje, a Fundação Projeto Tamar possui seis Centros de Visitantes em Fernando de Noronha/PE, Aracaju/SE, Praia do Forte/BA, Vitória/ES, Ubatuba/SP e Florianópolis/SC.

Nestes espaços existem lojas temáticas que comercializam produtos alusivos às tartarugas marinhas e contribuem financeiramente com o programa de proteção e também com as comunidades locais. As vendas nas lojas do Projeto Tamar, situadas em localidades turísticas, estimulam a produção que acontece em vilas com menor vocação para o turismo. A geração de renda ajuda a melhorar a qualidade de vida destas comunidades e a atividade que se relaciona diretamente com a conservação de tartarugas marinhas. 
Ainda na década de 90 este programa foi reconhecido como um modelo de conservação das tartarugas marinhas com envolvimento comunitário para todo o mundo. 

Os seis Centro de Visitantes, com este modelo de operação, estão em constante aperfeiçoamento, mantém estruturas e estratégias de atendimento condizentes às realidades locais. Todos são cadastrados como Museus junto ao IBRAM (Instituto Brasileiro dos Museus) e reconhecidos pelos resultados para a sensibilização ambiental e educação não formal. Juntos, atendem a cerca de 1 milhão de visitantes por ano.

Com esta matéria daremos início a uma série que vai resgatar a história de cada um dos Centros de Visitantes, suas estruturas, desafios e conquistas. 
Você já pode conhecer um pouco destes espaços acessando a página deles em nossa homepage .

Visite o Projeto Tamar e contribua para a conservação das tartarugas mar.

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras