pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Conheça nosso Centro de Visitantes em Fernando de Noronha

03/03/2022 - Aberto em 1996, o espaço atualmente recebe cerca de 40 mil visitantes por ano. ↓

Fernando de Noronha é uma importante área de alimentação e desova para as tartarugas marinhas. Suas águas cristalinas oferecem uma condição excelente para estudos sobre a biologia e o comportamento desses animais, especialmente quando estão submersos. Além, claro, de permitir que moradores e turistas tenham a inesquecível experiência de vê-los nas praias da ilha.

Após estabelecer as primeiras bases no Brasil, a Fundação Projeto Tamar iniciou suas atividades de pesquisa e conservação no arquipélago em 1984.  Alguns anos depois, com o crescimento do turismo, Fernando de Noronha se tornou um dos principais destinos nacionais. Percebendo esse movimento, o Projeto Tamar decidiu em 1996 abrir um espaço para atrair e sensibilizar os visitantes que passavam pela ilha.

O lugar logo se tornou também uma referência para toda a comunidade. Na época, o espaço democrático era o ponto de encontro dos moradores e único da região a oferecer atividades de educação ambiental, cultura e eventos. Exemplo claro disso é o ciclo de palestras ambientais, que inicialmente aconteciam todos os dias. Nelas, todos podem aprender gratuitamente com especialistas convidados sobre diversos assuntos relacionados a fauna e flora de Fernando de Noronha. No momento temos às terças-feiras a palestra sobre as tartarugas marinhas, às quintas-feiras sobre os golfinhos e uma vez por mês sobre as aves do arquipélago.

Assim como todos os outros da Fundação Projeto Tamar, o Centro de Visitantes de Fernando de Noronha passou por diversas mudanças e melhorias ao longo dos anos. Hoje o espaço recebe cerca de 40 mil visitantes por ano e conta com réplicas, esqueletos, cascos, painéis explicativos e muito mais. Através das visitas orientadas e palestras, você poderá aprender com nossos biólogos sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas e nosso trabalho para protegê-las.

Já no Espaço Cultural, a música e a cultura se unem a conservação. E, apesar dos eventos estarem suspensos devido a pandemia, grandes nomes como Milton Nascimento, Stanley Jordan, João Donato e Lenine já passaram pelo nosso palco. Além de apresentações e eventos da comunidade local. Por fim, para completar a visita, você tem que conhecer nossa Loja Tamar onde a maioria dos produtos são artesanais e feitos pelas comunidades onde atuamos. E sabe o que é mais incrível? Todo valor arrecadado é revertido para ações de pesquisa, inclusão social e proteção das tartarugas marinhas.

O Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar de Fernando de Noronha fica na vila do Boldró e funciona todos os dias, das 8h às 20h.

Para saber mais sobre nosso trabalho de pesquisa e conservação na ilha, confira a matéria que postamos recentemente sobre a atual temporada de desova. 

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras