pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Iluminação artificial / Fotopoluição

É importante adequar a iluminação da orla para não prejudicar as tartarugas marinhas

A incidência de luz artificial nas praias, resultado da expansão urbana sobre o litoral, prejudica fêmeas e filhotes. As fêmeas deixam de desovar, evitando o litoral, se a praia está iluminada inadequadamente. Os filhotes, por sua vez, ficam desorientados: ao invés de seguir para o mar, guiados pela luz do horizonte, caminham para o continente, atraídos pela iluminação artificial - e fatalmente são atropelados, devorados por predadores como cães e raposas, ou morrem de desidratação.

O Tamar conseguiu aprovar leis que impedem a instalação de novos pontos de luz em áreas de desova e faz campanhas permanentes para substituição, nessas áreas, das luminárias convencionais por outras, especialmente desenhadas com a consultoria do Projeto, para que a luz não incida diretamente sobre a praia.

Orientações básicas sobre iluminação nas praias - veja o que pode ser feito para iluminar a orla de forma adequada, sem prejudicar as tartarugas marinhas.

As orientações estão no plano de Diretrizes para elaboração de projeto luminotécnico em áreas de desova de tartarugas marinhas «Faça o download aqui» O documento busca esclarecer aos proprietários de residências, empreendedores e comerciantes, sobre a importância do Litoral Norte baiano para a proteção das tartarugas marinhas. O objetivo é também orientar quanto à legislação vigente e melhores práticas para a minimizar os impactos gerados pela iluminação artificial. Pode servir como base para qualquer região do Brasil que queira implantar projetos de iluminação de forma a não prejudicar os animais que desovam na praia.

Saiba mais sobre outras ameaças:

1. Ameaças naturais
2. Ameaças causadas pelo homem:
    Caça e coleta de ovos
    Pesca incidental
    Sombreamento
    Trânsito de veículos
    Poluição
3. Doenças e enfermidades

Você pode fazer a diferença. Ajude a proteger as tartarugas marinhas e seu habitat. Saiba como: Tartarugas em perigo - Turtles in trouble (animação em português 8min05).

Ações e resultados:

Fotopoluição é tema da campanha Condomínio Legal - 05/04/2010 - A campanha Condomínio Legal, iniciada pelo Tamar neste verão, foi intensificada durante a semana do Carnaval, em condomínios das praias de Guarajuba, Itacimirim e Barra do Jacuípe, no litoral norte da Bahia.