pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Origem

550 milhões a.p.: invertebrados marinhos e vertebrados - O aparecimento e a evolução das plantas e animais que hoje são mais familiares ocorreram nos últimos 550 milhões de anos, quando surgiram os invertebrados marinhos, seguidos dos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, nessa ordem.

As mudanças nas formas dos animais e vegetais são decorrentes de mutações genéticas que possibilitam o aparecimento de novas características em seus descendentes, proporcionando distintas adaptações ao meio natural. Estas mudanças ao longo de várias gerações são determinantes no surgimento de espécies melhor adaptadas e extinção daquelas menos adaptadas. Este processo é conhecido como seleção natural, conforme descrito pelo cientista inglês Charles Darwin, no século XIX, em seu livro A Origem das Espécies.

220 milhões a.p.: Primeiras tartarugas - Os quelônios se originaram de ancestrais terrestres e as primeiras tartarugas, com a forma que as conhecemos hoje, tinham hábito terrestre, semelhantes a grandes jabutis.

150 milhões a.p.: Domínio dos dinossauros - Desenvolvendo formas de vida variadas, os dinossauros dominaram a Terra há 150 milhões de anos. Nesse mesmo período, os atuais continentes se separaram e há cerca de 120 milhões de anos surgiram as primeiras tartarugas marinhas.

65 milhões a.p.: Extinção em massa dos dinossauros - Uma série de mudanças no clima do planeta provocou a extinção em massa dos dinossauros. Mas as tartarugas sobreviveram, diferenciando-se em várias espécies. Todas, porém, mantiveram sua característica principal: o casco protetor, formado pela fusão de costelas e vértebras e coberto por placas de queratina.

Anterior

Próximo

 

Petrobras