A Festa de São Pedro Pescador acontece em Ubatuba/SP desde 1923, na mesma época, quando a pesca da tainha está no auge e o caiçara tradicionalmente prepara a "sobrepau" (tainha assada sobre brasas, colocada em cima de galhos de goiabeira verde).
O Tamar Ubatuba mais uma vez participou dessa festa tradicional da comunidade, com diversas atividades. Uma exposição com painéis e réplicas sobre as tartarugas marinhas foi montada numa estrutura de sapê, no espaço ‘Vila Caiçara’. A equipe acompanhada dos monitores chegou a atender 30 mil visitantes, em cinco dias de evento (26-30/06). Durante todo o evento uma televisão projetou imagens de pescadores e parceiros do Projeto Tamar de Ubatuba realizando atividades de conservação e sustentabilidade.
Na primeira noite do evento, o Tamar contribuiu com produtos das lojas para a premiação da Rainha dos pescadores. No Dia de São Pedro, 29/06, uma procissão de barcos acompanhou a imagem de São Pedro para o mar, como faz todos os anos, entre as praias do Matarazzo e do Cruzeiro. Foi um dos momentos mais emocionantes. A tradicionalmente animada Corrida de Canoas aconteceu na Praia do Cruzeiro, no dia 30/06. Teve soltura de tartarugas marinhas reabilitadas e informações sobre o programa de conservação, para o público que acompanhou a volta dos animais para casa.