pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Programas de sensibilização e educação ambiental

Programas permanentes de sensibilização e educação ambiental seguem informando usuários de praias, moradores, empresários, pescadores e turistas sobre a importância da colaboração de todos para que as tartarugas possam dar continuidade ao seu ciclo de vida. Os principais são os seguintes:

Nossa Praia É a Vida - Continua apresentando resultados positivos, como a iniciativa espontânea de moradores de condomínios, donos de barracas e empreendimentos instalados em áreas onde há desovas para ajudar a minimizar os problemas causados às tartarugas marinhas.

Participam de fiscalização e controle de veículos que transitam nas praias e nos condomínios, além de ajudar na divulgação de boas maneiras no uso das praias, e adequação da iluminação artificial na orla. As luzes são a maior ameaça no período da desova, pois podem desorientar as tartaruguinhas, que em vez de procurarem o mar, acabam em busca da iluminação artificial e morrem geralmente por insolação.

Nem Tudo que Cai na Rede É Peixe – Realiza-se um trabalho intensivo de valorização e orientação aos pescadores, cada vez mais informados sobre a sua importância e participação no programa de conservação das tartarugas, que passam 90% de seu ciclo de vida no mar. Equipes do Tamar fazem palestras sobre impactos do lixo e das redes; sobre porque e como reabilitar as tartarugas afogadas; legislação e dados da última temporada de reprodução, entre outros assuntos. Como resultados, cada vez mais pescadores libertam com vida ou entregam aos pesquisadores tartarugas com algum ferimento capturadas incidentalmente.

 

Petrobras