pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Benefícios socioeconômicos para as comunidades

Na busca pela autossustentação plena – que pode garantir maior independência e e a sobrevivência do Projeto a longo prazo – o programa se dedica ao aperfeiçoamento permanente das atividades atuais e à criação de novas formas de participação da sociedade na manutenção do Tamar, priorizando sempre as que produzam benefícios socioeconômicos para as comunidades e contribuam com a conservação da natureza.

Incluem-se, por exemplo, iniciativas que privilegiam maior profissionalização e qualificação da produção e comercialização; criação de novos produtos; ampliação e melhoria dos Centros de Visitantes, com profissionalização do atendimento e terceirização de alguns serviços através de cooperativas e empresas locais.

O programa tem dois objetivos principais: autossustentação institucional e desenvolvimento da política comunitária. O Tamar funciona como um agente catalizador de várias iniciativas de desenvolvimento das localidades onde está inserido. Para ajudar a fortalecer a economia local, o Tamar passou a envolver a comunidade em processos de produção e comercialização, formando o mix das lojas com os produtos da marca Tamar e também o artesanato regional e outras peças temáticas.

Há um fluxo regular de produtos entre as diferentes bases e, consequentemente, entre as respectivas comunidades, resultando em uma cadeia de produção social onde a peça de uma região é vendida em outra, e vice-versa, mediante um pagamento justo, sem atravessadores. Desta forma as comunidades próximas às bases em áreas com potencial limitado de turismo e de comércio tornam-se fornecedoras para os pontos de venda localizados onde a atividade turística está consolidada e assegura volume compensador de comercialização.

Petrobras