Depois de mais de 100 milhões de anos de sobrevivência e evolução, as tartarugas marinhas continuam desempenhando importante papel ecológico nos ambientes onde ocorrem - das áreas costeiras a grandes profundidades oceânicas (as chamadas regiões abissais). São fonte de alimento para predadores marinhos e terrestres, inclusive o homem, e importantes consumidores de organismos marinhos, servindo como substrato para outras espécies.
Como animais migratórios, as tartarugas se deslocam desde os trópicos até as regiões subpolares, transferindo energia entre ambientes marinhos e terrestres. São consideradas verdadeiros engenheiros do ecossistema, devido a sua influência e ação sobre os recifes de coral, bancos de grama marinha e substratos arenosos do fundo oceânico.
Precisamos proteger as tartarugas marinhas para:
- Manter a saúde do oceano: As tartarugas marinhas ajudam a manter os recifes de coral e os leitos de gramíneas marinhas saudáveis, o que beneficia outras espécies como camarões, lagostas e atuns.
- Controlar populações: As tartarugas marinhas ajudam a controlar as populações de águas-vivas, invertebrados aquáticos e peixes pequenos.
- Ciclagem de nutrientes: As tartarugas marinhas ajudam a devolver nutrientes ao oceano ao comer matéria orgânica em decomposição.
- Engenheiros de ecossistemas: As tartarugas marinhas alteram seus habitats ao cavar ninhos e forragear em recifes.
- Diversidade genética: As tartarugas marinhas são uma parte importante da diversidade genética dos ecossistemas marinhos.
- Benefícios econômicos: As tartarugas marinhas podem impulsionar as economias locais.
Importância biológica das tartarugas:
Presa e predador
Substrato de plantas e animais
Transferindo energia
Reciclagem de nutrientes
Todas as formas de vida