pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Ameaça de Extinção

As espécies ameaçadas de extinção, animais ou vegetais, são aquelas em risco de desaparecer em um futuro próximo. Incontáveis espécies já se extinguiram nos últimos milhões de anos devido a causas naturais, como mudanças climáticas e incapacidade de adaptação a novas condições dos habitats que ocupam.

Mas hoje, o homem interfere decisivamente no processo natural de extinção de espécies, através de ações como, por exemplo, destruição dos habitats, exploração dos recursos naturais e introdução de espécies exóticas (vindas de outros locais). Essas e outras atitudes provocam declínio das espécies em taxas jamais observadas na história da humanidade.

As cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil estão ameaçadas de extinção, segundo critérios do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de extinção (ICMBio/MMA) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN): tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta),  tartaruga- de- pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea), tartaruga-verde (Chelonia mydas) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

As cinco espécies desovam no litoral no litoral brasileiro e estão expostas a uma variedade de atividades humanas.  A tartaruga-verde, no entanto, está menos exposta, pois desova preferencialmente nas ilhas oceânicas (Atol das Rocas, Fernando de Noronha e Trindade), onde o impacto das ações humanas é menos intenso, o que contribui com a proteção das populações. No entanto, há registros todos os anos de desova dessa espécie em praias continentais aqui do Brasil, mas em menor frequência em comparação às ilhas.

De cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade. São inúmeros os obstáculos que enfrentam para sobreviver, mesmo quando se tornam juvenis e adultos. Mas, além dos predadores naturais, as ações do homem estão entre as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas, destacando-se as seguintes: a pesca incidental ao longo de toda a costa, com redes de espera e de arrasto, ou em alto mar, na pesca de espinhel ou em redes de deriva; a fotopoluição; o trânsito de veículos nas praias de desova; a destruição do habitat para desova pela ocupação desordenada do litoral; a poluição dos oceanos; e as mudanças climáticas.

1. Ameaças naturais / Natural Threats

2. Ameaças causadas pelo homem / Manmade Threats:

    Caça e coleta de ovos / Hunting of Turtles and Egg Harvest 
    Pesca incidental / Incidental capture
    Sombreamento /  Shading
    Iluminação artificial / Fotopoluição / Artificial lighting
    Trânsito de veículos / Beach traffic
    Poluição / Pollution 

3. Doenças e enfermidades

 

Petrobras