Dia 9 de outubro, no TAMAR da Praia do Forte-BA, participe do lançamento do clipe que uniu muitas vozes para comemorar e pedir proteção para as tartarugas marinhas!
Para apresentar o clipe que canta a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, o TAMAR reuniu artistas, pesquisadores e amigos que apoiam a causa em várias praias onde o Projeto está presente. O resultado desse emocionante mosaico de vozes será mostrado na apresentação com direção de Luciano Calazans, a partir das 20h, no espaço cultural do Centro de Visitantes da Praia do Forte. Com a participação de mais de 20 músicos, carinhosamente apelidados de "nossas feras" pelo fundador e coordenador do TAMAR, Guy Marcovaldi, a noite promete sensações positivas, música de qualidade e interpretações especialíssimas imperdíveis de Lenine, Ricardo Chaves, Saulo, Xangai, Gerônimo, Luciano Calazans, Chico Martins (autor da música Bichos do Mar junto com Guy Marcovaldi), Sergival, Ana Mametto, Yacoce Simões, Marcela Martinez, Marcos Clement, Daya Words, Yrahn Barreto e banda Casco Cabeça, tudo isso para celebrar a nova geração de tartarugas marinhas protegidas no Brasil.
Com imagens e áudio gravados em praias de 8 estados brasileiros, bateria do maestro Nacho Mena no Chile, e a participação de biólogos, oceanógrafos, veterinários, membros das comunidades costeiras e outras pessoas que trabalham para proteger as tartarugas, além de muitos artistas, o clipe traduz a essência do Movimento Tamarear, que representa a força da música em defesa da natureza e das tartarugas marinhas. "Nossos bichos do mar, nossas feras, se entregaram e mergulharam no projeto. Cantamos para celebrar a nova geração de tartarugas a ocupar nossas praias, porque salvar nós já salvamos, e as tartarugas não desapareceram. Agora, precisamos continuar trabalhando para que elas possam completar seu ciclo de vida. Para nós, a música tem essa função de levar mensagens, de espalhar ideias, colocar em destaque informações importantes sobre os as tartarugas, os oceanos e todos os seus bichos. Vamos deixá-los viver em paz! Deixa os bichos do mar!", conta e canta Marcovaldi.
As tartarugas marinhas que hoje se reproduzem no Brasil precisam prosseguir em um mundo cheio de perigos, e por isso esses animais ainda ameaçados de extinção precisam do apoio de toda a sociedade. Redes de pesca, anzóis, fotopoluição e a poluição dos oceanos, além das mudanças climáticas, são seus principais inimigos e podem interromper a chance de recuperação das cinco espécies que ocorrem no nosso país. Acesse www.tamar.org.br para saber mais sobre a conservação das tartarugas marinhas e como todos podemos protegê-las.
Projeto TAMAR
Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. Desde 1983, o Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental; o apoio do Bradesco e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.
Movimento Tamarear
Mais que um neologismo, Tamarear é um verbo de primeira conjugação, cujo significado traduz toda ação em defesa da natureza e das tartarugas marinhas através da música. Nasceu como parte dos eventos comemorativos dos 30 anos do Projeto TAMAR, em 2010. Chamava-se, então, 30 Anos de História para Cantar. Deu certo, tornou-se uma atividade permanente e ganhou esse novo nome, criado por Lenine e cantado por Milton Nascimento. Todas as músicas são inéditas e têm como temas principais o ciclo de vida das tartarugas marinhas, a conservação da natureza e a história das pessoas e das comunidades que apoiam o TAMAR.
Clique nas imagens para ampliar.
SERVIÇO
Juntos pelos Bichos do Mar! Evento de lançamento do clipe com: Lenine, Ricardo Chaves, Saulo, Xangai, Gerônimo, Luciano Calazans, Chico Martins (autor da música Bichos do Mar junto com Guy Marcovaldi), Sergival, Ana Mametto, Yacoce Simões, Marcela Martinez, Marcos Clement, Daya Words, Yrahn Barreto e banda Casco Cabeça.
Local: Centro de Visitantes TAMAR Praia do Forte, Mata de São João/BA
Data: 09/10/2015
Horário: 17h (soltura de bichos do mar na praia ao lado do TAMAR) e 20h00 (apresentação musical).
Ingresso*: 40,00 inteira e 20,00 meia
*100% para a conservação das tartarugas marinhas.
Mais informações:
Laboratório da Notícia – (71) 3272-4263
Contato nacional TAMAR:
protamar@tamar.org.br
Tel: (71) 3676-1045/1113
Praia do Forte, Mata de São João, Bahia.