pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

DOC Regência

Acontecerá entre 21 e 26 de novembro de 2016 a I DOC REGÊNCIA – MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE O RIO DOCE para promover a reflexão sobre o Rio Doce a partir dos registros audiovisuais produzidos em diferentes momentos de sua história. A data escolhida para a abertura do encontro marca exatos 365 dias da chegada da lama de rejeitos de minério à foz do Rio Doce.

Propostas:
1- Promover a apreciação e a reflexão sobre o Rio Doce, exibindo filmes e reportagens especiais que abordam diferentes aspectos históricos, ambientais, culturais e sociais deste rio e da região, antes e depois da tragédia.
2- Promover o turismo cultural e a economia criativa na região da Foz do Rio Doce.
3 – Favorecer a pesquisa e a memória sobre o tema, a partir da criação de um banco de dados audiovisuais, que passará a fazer parte do acervo do Museu Histórico de Regência, registrado no Sistema Brasileiro de Museus.

Data e local:
Entre 21 e 26 de novembro de 2016 em Regência Augusta e Povoação – foz do Rio Doce, litoral do município de Linhares – estado do Espírito Santo.

Forma e prazo de inscrição: INSCRIÇÕES ENCERRADAS (CONFIRA RESULTADO ABAIXO)
Os realizadores deverão preencher a ficha de inscrição no link abaixo, até as 23 h e 59 minutos do dia 04 de outubro de 2016. Os filmes deverão ser enviados até esta mesma data, através do site ou pelos correios. Em caso de envio por correios solicita-se o envio de 2 dvds, fita de vídeo vhs ou rolo de filme 16 mm para o seguinte endereço com a seguinte informação : I DOC REGÊNCIA – MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE O RIO DOCE Centro de visitantes do PROJETO TAMAR – Vitória. Avenida N. Srª dos Navegantes, nº 700, Parque Municipal Ilha dos Papagaios, Bairro Enseada do Suá, Vitória – ES. CEP 29950-256. 

Categorias:
Poderão ser inscritos filmes de qualquer duração (inclusive séries) nas categorias documentário, reportagem especial de tv ou webdocumentário. No caso de séries, a organização do evento se reserva ao direito de exibir apenas a quantidade de episódios que couberem na grade, dependendo, portanto, do número de filmes inscritos. 

Forma de seleção:
Serão selecionadas até 24 horas de produções audiovisuais com qualidade broadcasting, que serão exibidas em sessões temáticas durante os seis dias de evento, acompanhadas por debates. A seleção será feita por uma equipe composta por ambientalistas, membros da comunidade, pesquisadores e realizadores audiovisuais. Serão levados em conta critérios como abordagem do tema, qualidade técnica e conceitual do filme ou reportagem, e acima de tudo, contribuição para o debate. Os trabalhos enviados para a categoria web estarão disponíveis para visualização no site do Projeto Tamar www.tamar.org.br. Serão disponibilizados computadores em Regência e Povoação, onde os interessados poderão assistir aos filmes desta categoria.

Resultado da seleção:

SELECIONADOS POR CATEGORIA:

Reportagens de TV:

1. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE SE MOBILIZAM PELA TRAGÉDIA AMBIENTAL EM MARIANA - de Ana Paula Vieira - TV Ufes - ES 
2. 16 DIAS - O CAMINHO DA LAMA NO RIO DOCE - de Bruno Faustino -  TV Educativa ES
3. MATARAM AL RIO DOCE - de Leonardo Fernandes - TeleSUR MG

Web:

1. CACIMBA DE MÁGOA - de Ilka Westermeyer - ES
2. VOZES DO RIO DOCE - de Ilka Westermeyer - ES 
3. DOCE SENHORA DO RIO - de Ramon Luz - ES
4. VALE DO RIO DE LAMA - NO RASTRO DA DESTRUIÇÃO - de Silvio Henrique V. Barbosa - SP 

Documentários:

1. A COR LARANJA - de  Karina de Abreu e Pedro Cavalcante - RJ 
2. BORUM - de Adriana Jacobsen - ES
3. COMUNIDADE EM CENA - CARAVANA DA BACIA DO RIO DOCE - de Daniela Araujo - RJ
4. EXPEDIÇÃO RIO DOCE - de Vitor Augusto de Oliveira - MG 
5. NA BEIRA DO RIO DOCE - de Lori Regattieri - ES
6. REGÊNCIA: AS ULTIMAS HORAS ANTES DA LAMA - de de Ilka Westermeyer
7. RETRATOS DE UMA VILA - de Gleyce Nogueira - ES
8. RIO DOCE, RIO DOS SONHOS - Sonya Beutelmann - ES
9. TEMPO REGÊNCIA - de Monica Nitz - ES
10. ÚLTIMOS DIAS EM REGENCIA - de  Daniela Zanetti - ES 
11. VIVA REGENCIA - de Marcos Azeredo – ES

Estrutura oferecida aos participantes:
Translado da cidade de Linhares a preço de custo. Estrutura para exibição e debates dos filmes. Atenção: Custos com alojamento e alimentação deverão ser cobertos pelos próprios participantes. 

Premiação:
Não está prevista a premiação de obras. Entendemos que a proposta central da I DOC REGÊNCIA é unir pessoas e instituições em torno do debate sobre o Rio Doce. O evento estará oferecendo, porém, um certificado de participação e alguns brindes, que serão sorteados entre os realizadores selecionados. 

Realização:
O evento é uma realização do projeto Tamar, da Interferências Filmes e Projetos e AMOR – Associação dos Moradores de Regência, em parceria com a ABD do ES, o Instituto Últimos Refúgios e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBHRD). Conta ainda com o apoio da Cia de Artes Regência Augusta, Escola EEFM Vila Regência e da Elos&Arte Produções. 

Mais informações e esclarecimentos:
Organização: Carlos Sangália, (27) 3274 1095 sangalia@tamar.org.br
Inscrições: Ricardo Salles, (27) 9.99980859 ricalles@gmail.com

 

Petrobras