pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

TV TAMAR: As tartarugas marinhas e a pescaria de espinhel de superfície

07/10/2010 - O vídeo trata da questão da interação das tartarugas marinhas com a pescaria de espinhel de superfície, que gera tanto problemas para a conservação... leia mais e assista o vídeo. ↓

O vídeo trata da questão da interação das tartarugas marinhas com a pescaria de espinhel de superfície, que gera tanto problemas para a conservação destes importantes animais, como para o setor produtivo, devido principalmente a perda de material, de tempo e queda na produção, já que um anzol que capturou uma tartaruga marinha não está mais disponível para capturar um peixe de valor comercial.
Entre os anos de 2004 e 2008 foram realizados, como apoio do NOAA/NMFS, testes comparando o anzol J 9/0, tradicionalmente utilizado na frota do SE/S, com o anzol circular 18/0 10° offset, utilizando como isca a cavalinha (Scomber japonicus). Um total de 229 lances de pesca foram realizados em embarcações da frota comercial e de pesquisa, totalizando aproximadamente 146 mil anzóis testados.
Os resultados indicam que a utilização deste novo tipo de anzol é uma ótima alternativa para a diminuição das capturas incidentais de tartarugas marinhas e manutenção das capturas de espécies-alvo, gerando um panorama bastante otimista para a conservação destes animais e para a sustentabilidade desta atividade pesqueira. 

 Assista outros vídeos do Projeto Tamar.

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras