03/12/2010 - O objetivo é atualizar e aprimorar as diretrizes e metas estratégicas para a conservação das cinco espécies de tartaruga marinha que ocorrem no Brasil. Leia mais. ↓
O Projeto Tamar-ICMBio e a Diretoria de Conservação da Biodiversidade do ICMBio realizaram oficina em novembro (22 a 27/11) para elaboração do Plano de Ação Nacional para Conservação das Tartarugas Marinhas para os próximos cinco anos (2011-2015). O objetivo é atualizar e aprimorar as diretrizes e metas estratégicas para a conservação das espécies desses animais que ocorrem no Brasil e teve a participação de cientistas e outros especialistas, além de representantes de ong’s, de entidades governamentais e do próprio Tamar.
Após o evento, realizado no Hotel Travel In, na Praia do Piruí, em Arembepe, Camaçari/BA, os próximos passos para oficializar o Plano de Ação é efetivar sua publicação, ainda este mês, em portaria ministerial, e disponibilizar o documento completo no início de 2011, para que possa cumprir seu papel de norteador das ações de pesquisa e proteção das tartarugas marinhas no Brasil.
Esta iniciativa faz parte de uma política adotada pelo ICMBio, através da Diretoria de Conservação da Biodiversidade, e tem como meta elaborar e oficializar planos da ação para todas as espécies ameaçadas ou vulneráveis no Brasil. Utilizando metodologia desenvolvida e já testada em outros 12 planos semelhantes, a oficina teve a coordenação técnica de Neca Marcovaldi, do Tamar, com moderação de Marcelo Reis e secretaria de Juciara Pelles, ambos do ICMBio de Brasília.
Com 30 anos de experiência acumulada na pesquisa e proteção das tartarugas marinhas no Brasil, o Projeto Tamar e alguns de seus principais parceiros institucionais tiveram oportunidade de discutir antigos e novos problemas que afetam a conservação das tartarugas marinhas e sistematizar as alternativas direcionadas à proteção desses animais.
Esta estratégia almeja inserir esforços nas políticas públicas federais através de sua formalização como instrumento oficial do governo brasileiro e, assim, comprometer de forma mais direta o envolvimento e o apoio oficiais, inclusive em termos de orçamento governamental a da vinculação de compromissos institucionais de outros órgãos de governo e entidades de ensino e pesquisa que já atuam neste campo.
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha