pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Quinze anos ampliando horizontes

O Programa de inclusão social ‘Nosso Papel de Futuro’ do Tamar Ubatuba/SP completou 15 anos em dezembro/2013 com um encontro histórico e muita coisa boa para comemorar. O Programa atendeu a mais de 150 jovens em situação de vulnerabilidade social do município, desde 1998. Anualmente, 20 jovens de 14 a 18 anos, regularmente matriculados na escola, participam de atividades de educação ambiental, arte-educação, aprimoramento profissional e atuação cidadã. Os jovens recebem apoio escolar, são direcionados à atendimentos de saúde e participam de eventos na cidade, interagindo com outras iniciativas de cunho ambiental e cultural.

Encontro histórico - Em dezembro/2013, o encontro reuniu cerca 70 jovens (turmas atuais e turmas antigas) e a equipe que conduziu o Programa nesses 15 anos.

"O programa deu um ponta pé inicial em minha vida, abrindo portas para mim", Fábio, 24 anos, turma de 2000.

"Aprendi a conversar, a saber de coisas que estavam escondidas em mim, e também a ter uma postura profissional. Aqui conheci muitas pessoas de Ubatuba, do Brasil e do mundo, que ampliaram minha visão. É realmente uma oportunidade!", Gabriel, 20 anos, turma de 2012.

"Assim como eu, qualquer um que entrar para esse programa, vai sair de uma forma diferente de pensar e agir. Estou saindo, mas gostaria de ficar mais 10 anos, pois aqui sou muito feliz!", Aline, 18 anos, turma de 2010.

"Sem qualquer dúvida, ter feito parte do programa só me trouxe coisas boas e aprendizados para utilizar em toda minha vida. O que fica mais evidente são as oportunidades profissionais que nos são oferecidas. Hoje faço parte da Familia Tamar! Sou realmente feliz e realizada com meu trabalho e imensamente agradecida ao programa Nosso Papel de Futuro!", Suellen, 21 anos, turma 2008.

Para Cláudia Espinosa, coordenadora do Programa Nosso Papel de Futuro, oferecer um ambiente sadio e produtivo, repleto de amizade e respeito é fundamental. Tendo a proteção das tartarugas marinhas e o cuidado com o mar como pano de fundo, as reflexões e ações dão sentido à vida desses jovens.

Destaques de 2013 foram as Oficinas de palhaçaria e malabares, desenvolvidas pelo arte-educador do Tamar, Anderson Reis, e a Oficina de percussão corporal, com os músicos Marcelo Machado e Vanderley Alves, o Vandeco. Esta última, acabou por criar um grupo denominado NEMO – Núcleo de Estudo e Movimento Orgânico, cuja apresentação durante o Sarau das Estações, promovido pela FUNDART, deixou o público presente aplaudindo de pé. Os jovens estavam acompanhados por dois integrantes do ‘Barbatuques’, referência internacional em percussão corporal, que vieram especialmente para este evento.

Outro destaque do ano foi a presença de pesquisadores e artistas do Projeto Clipperton, uma iniciativa multidisciplinar desenvolvida por meio de expedições marítimas ao redor do mundo, cujos integrantes fizeram palestras para os jovens e os levaram a conhecer a embarcação. Foi uma experiência inesquecível.

Saiba mais:

Nosso Papel de Futuro - Ubatuba/SP

Tamarzinhos - Praia do Forte/BA

Homenagens a amigos de todas as turmas - Em 2013, o Programa Tamarzinhos completou 18 anos de atividades realizadas com mais de 600 crianças da Praia do Forte/BA e entorno. Leia mais.

Petrobras