pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Escolinha do TAMAR

A Escolinha do TAMAR é um espaço de educação ambiental, inclusão social e valorização cultural do Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil. 

Exemplo de sensibilização ambiental para reflexão e construção de valores perante diversas questões socioambientais enfrentadas atualmente, a Escolinha do TAMAR acompanha a história da comunidade, incentivando atitudes positivas no dia a dia na convivência com a natureza. O processo educativo é determinante para a identificação dos alunos com o meio ambiente, contribuindo com a formação de cidadãos conscientes e capazes de atuar em seus contextos sociais.

O Projeto TAMAR atua em Arembepe, Camaçari/BA, desde 1983, desenvolvendo atividades de proteção e manejo das tartarugas marinhas. Com o passar dos anos e o envolvimento do TAMAR com a comunidade, ficou evidente a necessidade de que algo deveria ser feito para minimizar a exposição das crianças e adolescentes aos riscos sociais presentes nesta região periférica de Salvador.

 

A Escolinha do TAMAR atende anualmente 60 crianças com faixa etária entre 6 e 14 anos, divididas em duas turmas (matutino e vespertino). As aulas são ministradas gratuitamente 3 vezes na semana por um período de 3 horas, em horário oposto ao da escola regular, condição para participar. Foi idealizada inicialmente como um programa de educação ambiental e inclusão social pela Fundação Pró-TAMAR com apoio da Avina e contou com apoio da Unesco–Criança Esperança para sua implantação.

Saiba mais:

Escolinha do TAMAR participa do Criança Esperança 2017 e tem novidades

Escolinha do Tamar em Arembepe é selecionada para participar do Criança Esperança

Escolinha do Tamar em Arembepe: 10 anos celebrando a vida

Nova cartilha traz o tema das mudanças climáticas e seus impactos nos oceanos

Petrobras