Em Arembepe, comunidade no litoral norte da Bahia, uma importante área de desova para quatro espécies de tartarugas marinhas (tartarugas cabeçudas, de pente, verdes e oliva), o trabalho de preservação ambiental vai além das praias. A Escolinha do Tamar de Arembepe é um exemplo de como a conservação das tartarugas marinhas pode contribuir com a sustentabilidade através de uma educação ambiental inclusiva e não formal. As atividades desenvolvidas despertam um olhar cuidadoso sobre o oceano, a biodiversidade marinha e a valorização da cultura local, incentivando-os a se tornarem agentes de conservação marinha.
A Escolinha do Tamar é um programa anual que teve início em 2005, envolvendo mais de 1.000 crianças e adolescentes da comunidade de Arembepe. As crianças não aprendem apenas sobre tartarugas marinhas, mas também sobre pesca artesanal, capoeira, surf e diversas outras práticas que ajudam a fortalecer a conexão dos alunos com o oceano e suas raízes culturais. Acompanham a equipe da Fundação Projeto Tamar nas atividades de proteção das tartarugas nas praias, caminhadas de filhotes ao mar, ações de limpeza das praias e mergulhos científicos O programa também aborda temas a gestão sustentável dos recursos naturais e questões sociais do dia a dia, funcionando como um verdadeiro espaço de construção. Além disso, as atividades práticas são um grande destaque e essencial para engajar os alunos e transformar a aprendizagem em ação e o valor do trabalho coletivo.
Cada aluno que participa do programa leva o aprendizado para frente, ajudando a despertar condutas que podem transformar o futuro para um bem maior. Mais do que proteger as tartarugas, a Fundação Projeto Tamar está construindo um caminho para um futuro mais justo e sustentável.
Saiba mais:
Escolinha do TAMAR participa do Criança Esperança 2017 e tem novidades
Escolinha do Tamar em Arembepe é selecionada para participar do Criança Esperança
Escolinha do Tamar em Arembepe: 10 anos celebrando a vida
Nova cartilha traz o tema das mudanças climáticas e seus impactos nos oceanos