pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Grandes artistas cantam pela proteção às tartarugas

Ricardo Chaves, Saulo, Luciano Calazans, Gerônimo, Marcela Martinez, Ana Mametto, Yacoce, o maestro chileno Nacho Mena, e muitos outros amigos se apresentam no Tamar da Praia do Forte-BA na noite de 27 de fevereiro, a partir das 20 horas. Antes, às 17h, um filhote de tartaruga marinha recém-nascido e seus irmãos farão sua primeira caminhada para o mar, na soltura especial simbolizandode tartaruguinhas que tiveram a chance de iniciar a grande jornada da vida com a ajuda do Tamar e de muitas pessoas que também cuidam e se preocupam com os oceanos.  

É uma conquista da sociedade brasileira e de todas as pessoas que trabalham corajosamente para proteger as tartarugas marinhas, lembra o coordenador nacional e um dos fundadores do Tamar, Guy Marcovaldi. Alcançamos resultados importantes em 35 anos, pois nasceu uma nova geração de tartarugas marinhas no Brasil que aos poucos vai reconquistando as nossas praias. Infelizmente, apenas um de cada mil dessesde filhotes vai sobreviver. Existem apenas 7.300 fêmeas, aproximadamente, desovando no país, e uma tendência consolidada de crescimento das populações de tartarugas marinhas. As redes de pesca são a maior das ameaças e as luzes artificiais nas praias de desova (fotopoluição), entre outros perigos, podem diminuir este número drasticamente. Por isso, precisamos do apoio de toda a sociedade para proteger esses animais ameaçados de extinção.

Com direção musical de Luciano Calazans, o evento patrocinado pela Petrobras terá abertura da banda Casco Cabeça, receberá pela primeira vez o show de jazz 'Tempos Imaginários' do maestro chileno Nacho Mena, e trará pela segunda vez o delicioso dueto de Saulo e Luciano com baixo elétrico, voz e violão interpretando canções variadas de compositores do Brasil e autorais. Ricardo Chaves, Gerônimo, Marcela Martinez, Ana Mametto e Yacoce, parceiros de longa data das tartarugas e do Tamar, vão botar todo mundo para dançar. Outros convidados surpresa poderão dar canjas das mais especiais. Partilhe conosco da alegria desses resultados positivos para a conservação das tartarugas marinhas no Brasil!

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Pró-Tamar. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países.

O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.

Visite: www.tamar.org.br

 #patrocinioPetrobras

SERVIÇO

Soltura do filhote 20 milhões e apresentações de grandes artistas

Ricardo Chaves, dueto Saulo e Luciano Calazans, Gerônimo, Marcela Martinez, Ana Mametto, Yacoce, show de jazz 'Tempos Imaginários' do maestro chileno Nacho Mena. Abertura banda Casco Cabeça.

Local: Centro de Visitantes Projeto Tamar Praia do Forte-BA

Data: 27/02/2015

Horário: 17h (soltura) e 20h00 (shows)

Ingresso*:  50,00 inteira e 25,00 meia

*100% para a conservação das tartarugas marinhas.

Sobre os artistas:

Nacho Mena

Ricardo Chaves

Saulo

Luciano Calazans

Gerônimo

Marcela Martinez

Ana Mametto e Yacoce

Casco Cabeça

Clique na imagem para ampliar o cartaz:

Petrobras