pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Um pedacinho de terra perdido no mar!

10/02/2023 - Conheça a história e os encantos do Centro de Visitantes do Tamar em Florianópolis ↓

Popularmente chamada de Floripa, a Ilha localizada em Santa Catarina tem 70% de sua mata atlântica preservada, é rica em biodiversidade e formada por comunidades pesqueiras. Além de ser uma importante área de alimentação de tartarugas marinhas, principalmente juvenis de tartarugas verdes (Chelonia mydas). Motivos que fizeram a Fundação Projeto Tamar escolher esse local para instalar sua base no sul do Brasil. 

“Um pedacinho de terra, perdido no mar! Num pedacinho de terra beleza sem par. Jamais a natureza, reuniu tanta beleza, jamais algum poeta teve tanto pra cantar!” - Música Rancho de Amor a Ilha, de Zininho, em homenagem a Florianópolis.

Nossa base fica na praia da Barra da Lagoa, lar de uma das maiores comunidades pesqueiras da Ilha. E, desde o início, em 2005, o objetivo foi trabalhar em parceria com os pescadores locais, importantes aliados para a conservação das tartarugas marinhas. Como a região também já era um destino turístico, foi fundado no mesmo ano o Centro de Visitantes para sensibilização ambiental de turistas e moradores.


Arrasto de praia para captura de tainha, arte de pesca tradicional na Barra da Lagoa que interage com tartarugas marinhas

No início, a base, toda construída em estruturas de madeira, tinha apenas 3 tanques, algumas tartarugas e painéis explicativos. Mesmo assim, o espaço chamava atenção e, no primeiro ano, recebeu 15 mil visitantes. Esse número só cresceu nos 18 anos seguintes, assim como as atividades da Fundação Projeto Tamar. Hoje, já são mais de 200 mil pessoas/ano no Centro de Visitantes de Florianópolis que se tornou referência na região e sempre busca novas formas de apoiar a comunidade local.

Ao longo de sua história, já foram atendidos cerca de 180 mil alunos de escolas públicas e particulares, o que comprova seu papel como ferramenta de educação ambiental e sua importância no âmbito social. Ao todo, mais de 1.500.000 pessoas já passaram por lá. Cadastrada no IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, a base está entre os 5 museus mais visitados no sul, assim como o Centro de Visitantes de Praia do Forte está no nordeste.

E ainda tem muito mais motivos para nos visitar, viu. Lá você encontra uma programação pensada para todas as idades, mas com o mesmo objetivo: espalhar a mensagem de conservação dos oceanos. No espaço cultural são realizadas apresentações musicais, folclóricas e exposições com tema ambiental. E claro, você também vai acompanhar atividades de enriquecimento ambiental, alimentação das tartarugas e visitas orientadas com uma equipe atenciosa e que proporciona um verdadeiro mergulho no mundo das tartarugas marinhas. Para completar, o Centro de Visitantes fica a poucos metros da charmosa praia da Barra, e uma ida até suas areias brancas e mar azul claro não pode ficar de fora do roteiro.

Faça parte da nossa história e contribua para a conservação das tartarugas marinhas. Informe-se sobre a nossa programação e venha nos visitar!

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras