pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Escolas aprimoram parcerias com a Fundação Projeto Tamar

06/12/2023 - Novas atividades com escolas parceiras tornam ainda mais agradáveis as atividades de educação ambiental ! ↓

Escolas aprimoram parcerias com a Fundação Projeto Tamar

Visita da Cooeduba ao Projeto Tamar em Ubatuba

Desde sua fundação, em 2000, a Cooperativa Educacional de Ubatuba (Cooeduba), mantém parceria com a Fundação Projeto Tamar desenvolvendo o Programa “Cuidar do mar na Escola”. A cada visita mensal, os alunos aprendem sobre temas relacionados as tartarugas marinhas, sua história natural e ciclo de vida, e principalmente os cuidados necessários à sobrevivência das espécies. O ponto alto das atividades é a coleta de dados biométricos de tartarugas do Centro de Visitantes, para acompanhamento do crescimento e saúde dos animais! Ao final do ano, os alunos acompanham o retorno ao mar de uma tartaruga marinha reabilitada.

Neste ano, a Cooeduba adquiriu para os alunos exemplares do livro “Da casca ao casco”, publicado pelo Projeto Tamar em 2020, que tem contribuído no processo de alfabetização dos alunos e principalmente no despertar do interesse pela leitura.

O livro direcionado ao público infanto-juvenil conta com um conteúdo técnico-científico desenvolvido pela equipe de Pesquisa e Conservação da Fundação Projeto Tamar, que procura através de uma linguagem acessível, explicar sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas e como são realizados os estudos sobre estes magníficos animais, ainda ameaçados de extinção. O projeto gráfico do livro, assim como ilustrações e quadrinhos, foi elaborado pelo artista Renato Barreto, criador da “Galera da Praia” e as fotos das tartarugas e atividades de campo foram extraídas do rico acervo do Banco de Imagens da Fundação Projeto Tamar.

Segundo a equipe pedagógica, “O Projeto Tamar é parceiro da Cooeduba há anos no projeto Cuidar do mar que é desenvolvido com a turma do 1º ano do ensino fundamental. É uma oportunidade incrível das crianças aprenderem na prática a importância do cuidado com o mar e com os animais que ali habitam. Nesse ano, utilizamos o livro Da casca ao casco como instrumento de estudo, e as crianças puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a vida das tartarugas marinhas, suas características, as ameaças às espécies e sobre a importância da conservação do meio ambiente. A leitura do livro foi um sucesso total, e os estudantes amaram a experiência de conversar com o Henrique, co-autor do livro, e perguntar diretamente a ele todas as curiosidades que tinham sobre as tartarugas. A parceria com o Projeto Tamar enriquece a aprendizagem e a habilidade de pesquisa e investigação dos meus alunos e alunas, que passam a se interessar e a preservar cada dia mais a riqueza natural da nossa cidade.”

O livro “Da casca ao casco pode ser adquirido na lojas do Projeto Tamar ou no site: https://www.lojatamar.org.br/


Roda de conversa sobre o livro “Da casca ao casco”

Outra inovação deste ano, foi a saída a campo, planejada como uma atividade de estudo do meio, onde alunos receberam orientações sobre como observar as tartarugas em seu habitat natural. Segundo a Educadora Ambiental Lívia Segantin, do Projeto Tamar em Ubatuba: “O resultado da atividade foi extremamente positivo! As crianças ficaram muito empolgadas de ver as tartarugas no mar! Puderam observá-las se alimentando e fizeram a contagem de quantas vezes elas apareceram. Sem dúvida, foi uma experiência marcante para as crianças e para nós educadoras. Poder realizar uma atividade e ver seu resultado positivo, educando com diversão e encantamento, é muito gratificante. ”


Saída a campo para observação das tartarugas

Seguindo a metodologia do Programa “Cuidar do Mar na Escola”, a Escola Municipal Acácio Garibaldi São Thiago em Florianópolis também realizou atividades no Centro de Visitantes localizado na Barra da Lagoa. Ao longo do ano, 50 alunos do 5º ano realizaram 6 encontros , trabalhando diferentes temáticas e atividades práticas, a cada visita. Reunindo todo o conteúdo e aprendizado do ano, a turma desenvolveu um trabalho sobre a Fundação Projeto Tamar e as tartarugas marinhas na Mostra Científica da escola.


Monitora explicando sobre as atividades de Enriquecimento Ambiental em Florianópolis/SC

 


Mostra científica da Escola Acácio Garibaldi São Thiago


O encerramento da atividade  será no dia 8 de dezembro e contará com a visita dos pais. A proposta é que os alunos façam uma visita orientada pelo Centro de Visitantes explicando tudo que aprenderam para suas famílias.

A base de Ubatuba atende 93 alunos de 2 escolas, em programas especiais e a Base de Florianópolis atende 50 alunos. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2024 mais duas turmas da escola participarão destas experiências em parceria com a Fundação Projeto Tamar !!!

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras