02/06/2010 - Representantes do Projeto Tamar/ICMBio participaram do 30º Simpósio Anual sobre Biologia e Conservação das Tartarugas Marinhas, realizado em Goa, India. Apresentaram cinco trabalhos próprios e de pesquisadores parceiros. Leia mais. ↓
O Projeto Tamar/ICMBio participou em abril do 30º Simpósio Anual sobre Biologia e Conservação das Tartarugas Marinhas, realizado em Goa, India, apresentando cinco trabalhos próprios e de pesquisadores parceiros: parâmetros reprodutivos a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata); eficiência dos anzóis circulares para diminuir a captura de tartarugas pela pesca de espinhel; dois na área de genética, sendo um da tartaruga-verde (Chelonia mydas) no Espírito Santo e outro da oliva (Lepidochelys olivacea); e as realizações do Tamar, nos seus 30 anos de existência.
A equipe do Tamar no simpósio foi integrada por Neca Marcovaldi, coordenadora técnica nacional; Gustave Lopez, coordenador regional da Bahia; e os coordenadores técnicos Antonio de Pádua (Espírito Santo) e Armando Barsante (Pernambuco/Rio Grande do Norte).
O encontro, que vem sendo realizado há 30 anos, teve como tema central O mundo das tartarugas marinhas, dividido em várias sessões, que trataram de várias assuntos como impactos ambientais, funcionamento dos ecossistemas, captura incidental pela pesca, migração e navegação, forrageamento, pesquisa em Ciências Sociais, conservação, gestão e advocacia, reprodução, saúde e fisiologia.
Também aconteceram reuniões regionais (Latino-americana, Mediterrâneo, África, Oceano Índico e Sudeste Asiático), workshops sobre técnicas e pesquisas e a Reunião Anual do Grupo de Especialistas em Tartarugas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), onde Neca Marcovaldi (Brasil) e Alejandro Fallabrino (Uruguai) apresentaram os resultados de conservação das tartarugas marinhas no Atlântico Sul Ocidental. Os dois são vice-presidentes do Grupo para a região, junto com o coordenador regional do Tamar no Espírito Santo, oceanógrafo Joca Thomé.
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha