21/02/2012 - O programa de educação ambiental Tartaruga Vivendo Livre no Mar implanta novidades este ano, a partir de março. Leia mais. ↓
O programa de educação ambiental Tartaruga Vivendo Livre no Mar, realizado pelo Tamar/Ubatuba (SP), em parceria com a Cooperativa Educacional de Ubatuba-Cooeduba, implanta novidades este ano, a partir de março. Os alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Cooeduba, público alvo do programa, agora terão a oportunidade de interagir em várias atividades realizadas na base do Tamar e em visitas às comunidades pesqueiras, vivenciando a experiência de um pesquisador e participando das ações de cuidado ambiental.
Segundo a coordenadora regional do Tamar, oceanógrafa Berenice Gallo, este é um programa extracurricular realizado há 15 anos, sem interrupção, através de atividades de campo e em sala de aula, cujo conteúdo envolve a ecologia e a conservação das tartarugas marinhas. “As crianças também se conhecem e reconhecem seu papel para o cuidado consigo, com os outros e com a vida”, completa a oceanógrafa e educadora ambiental do Tamar, Maria Luiza Camargo, que coordena as atividades.
Realizado desde 1997, já envolveu mais de 300 crianças, entre 6 e 7 anos, através do contato direto com as tartarugas marinhas e com o trabalho do Tamar. Tem como objetivos principais contribuir para a compreensão integral do ambiente, estimular a percepção dos impactos humanos, a responsabilidade crítica e uma postura ativa para a melhoria da qualidade ambiental.
As atividades incluem visitas à base do Tamar e participação em rodas de conversa, exposições dialogadas, dinâmicas de grupo, vivências ambientais, jogos eco-cooperativos, atividades artísticas, brincadeiras educativas, além de saídas a campo para entrevistas com pescadores e observação da paisagem natural e urbana. Em sala de aula, tendo como ponto de partida o conhecimento adquirido em campo, aprofundam-se os conteúdos do currículo obrigatório.
Depois de dez encontros, realizados ao longo do ano passado, o programa Tartaruga Vivendo Livre no Mar encerrou suas atividades, em 2011, com trilha na Mata Atlântica, gincana para avaliação de resultados, entrevista com pescador, brincadeiras na areia e soltura de três tartarugas verdes (Chelonia mydas) na Praia do Cedro.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha