pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Campanha Um Mês sem Redes busca pesca alternativa para mitigar ameaças

05/05/2012 - O Tamar/ICMBio está realizando oficina com quatro barcos de pesca em Regência/ES para eliminar ao máximo o risco da captura incidental de tartarugas marinhas. ↓

Campanha Um Mês sem Redes busca pesca alternativa para mitigar ameaças

Novas artes podem mudar as técnicas de pesca e aliviar a pressão sobre as espécies tradicionais de pescado

O Tamar/ICMBio no Espírito Santo está realizando oficina com quatro barcos de pesca em Regência/ES, com o objetivo de identificar novas artes que possam mudar as técnicas de pesca e aliviar a pressão sobre as espécies tradicionais de pescado, eliminando ao máximo o risco da captura incidental de tartarugas marinhas.

Intitulada Um Mês sem Redes, a campanha conta com apoio financeiro do Ipema-Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica e se baseia no conhecimento dos próprios pescadores e de pesquisadores consultores. A intenção é identificar e capturar, sem uso de redes, espécies pesqueiras não tradicionais, para serem beneficiadas com a participacão da associação local de pescadores. Em seguida, será feita pesquisa para avaliar a aceitação dessas novas espécies pelo mercado consumidor.

Durante a campanha, os pescadores participantes terão apoio em suas despesas de combustíveis e compra de novos equipamentos, além da assessoria técnica para as análises de captura, desempenho e comercialização final.

Confirmada a viabilidade da captura e comercialização, a etapa final, segundo o oceanógrafo Henrique Rosas, executor da base do Tamar em Regência, será a execução do projeto, durante o período reprodutivo das tartarugas marinhas, viabilizando novas formas de exploracão e aproximando pescadores e pesquisadores na busca de práticas sustentáveis, evitando assim as mortes que têm ocorrido nos últimos anos.

 

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras