05/05/2012 - O Tamar/ICMBio está realizando oficina com quatro barcos de pesca em Regência/ES para eliminar ao máximo o risco da captura incidental de tartarugas marinhas. ↓
O Tamar/ICMBio no Espírito Santo está realizando oficina com quatro barcos de pesca em Regência/ES, com o objetivo de identificar novas artes que possam mudar as técnicas de pesca e aliviar a pressão sobre as espécies tradicionais de pescado, eliminando ao máximo o risco da captura incidental de tartarugas marinhas.
Intitulada Um Mês sem Redes, a campanha conta com apoio financeiro do Ipema-Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica e se baseia no conhecimento dos próprios pescadores e de pesquisadores consultores. A intenção é identificar e capturar, sem uso de redes, espécies pesqueiras não tradicionais, para serem beneficiadas com a participacão da associação local de pescadores. Em seguida, será feita pesquisa para avaliar a aceitação dessas novas espécies pelo mercado consumidor.
Durante a campanha, os pescadores participantes terão apoio em suas despesas de combustíveis e compra de novos equipamentos, além da assessoria técnica para as análises de captura, desempenho e comercialização final.
Confirmada a viabilidade da captura e comercialização, a etapa final, segundo o oceanógrafo Henrique Rosas, executor da base do Tamar em Regência, será a execução do projeto, durante o período reprodutivo das tartarugas marinhas, viabilizando novas formas de exploracão e aproximando pescadores e pesquisadores na busca de práticas sustentáveis, evitando assim as mortes que têm ocorrido nos últimos anos.
Encontro Anual do WIDECAST Reúne Especialistas em Conservação de Tartarugas Marinhas no Caribe
Homenagem ao Dia das Mulheres: Celebrando a Força e a Vida !
Os Desafios da Poluição Luminosa e os Impactos sobre as Tartarugas Marinhas
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar