29/04/2013 - Além de compartilhar experiências, os pesquisadores definiram ações para o próximo ciclo de trabalho, a partir do segundo semestre. ↓
O V Workshop Técnico do Projeto Tamar/ICMBio - Bahia e Sergipe, encontro anual das equipes técnicas dos dois Estados, aconteceu em abril (18 e 19/4), no Hotel Iberostar, na Praia do Forte, tendo como convidados dois representantes do Tamar/Rio de Janeiro. Além de compartilhar experiências, os pesquisadores definiram ações para o próximo ciclo de trabalho, a partir do segundo semestre.
Foram aprovadas, por exemplo, a elaboração de novas pesquisas e a adoção de metodologias que otimizem a coleta de dados reprodutivos. Também vão se intensificar as atividades do programa Nem Tudo que Cai na Rede é Peixe, cujo objetivo é minimizar o índice de captura incidental de tartarugas marinhas pela pesca.
Durante o workshop, os pesquisadores do Tamar discutiram resultados apresentados em cada Estado, com relação à conservação das tartarugas marinhas, como também sobre educação ambiental e inclusão social. Realizaram-se ainda palestras com os resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Tamar em parceria com outras instituições. O evento foi encerrado com um jantar de confraternização animado pela banda Casco Cabeça, formada por funcionários e amigos do Tamar.
O Tamar aproveitou situações práticas do evento para estimular a cidadania e a sustentatibilidade entre os participantes: cada um ganhou caneca individual e personalizada, evitando assim a utilização de copinhos plásticos; os lanches dos coffee breaks foram produzidos pelas crianças do programa Tamarzinhos que fazem aulas de culinária regional; e, finalmente, as pastas-classificadores utilizados saíram da Oficina de Papel Reciclado da base do Tamar em Arembepe/BA.
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?