13/07/2013 - O evento reuniu especialistas e representantes científicos de 17 países das Américas e cerca de 10 entidades observadoras. ↓
A 6ª Conferência das Partes da Convenção Interamericana para a Proteção e Conservação das Tartarugas Marinhas (CIT) aconteceu na Ilha de Galápagos, Equador (26-28/06). O evento reuniu especialistas e representantes científicos de 17 países das Américas e cerca de 10 entidades observadoras, para discutir e desenvolver estratégias de fortalecimento desse importante mecanismo de coalizão internacional pela proteção das tartarugas marinhas. O Ministério das Relações Exteriores e o Projeto Tamar/ICMBio representaram o Brasil.
A convenção é um compromisso de seus membros em executar medidas comuns entre as nações, coordenar ações multilaterais para a proteção dessas espécies migratórias, e assegurar a implementação de uma agenda regional para conduzir a recuperação das populações de tartarugas marinhas em declínio.
Foram analisados temas como o cumprimento das resoluções estabelecidas pelos 17 países membros da convenção, debatida a situação crítica atual da população de tartarugas de couro (Dermochelys coriacea) no Pacífico, em declínio acentuado. Outras questões também foram abordadas, como o impacto das pescarias nas populações de tartarugas marinhas, as soluções encontradas pelos projetos de conservação para reduzir essa grande ameaça, o tema do consumo de ovos por comunidades tradicionais, e o estabelecimento de um secretariado permanente, entre outros assuntos.
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?