17/07/2013 - A turminha se espalhou por todas as bases do Tamar, levando a mensagem da conservação das tartarugas marinhas de norte a sul. ↓
Em junho de 2012, a Galera da Praia chegou ao Tamar para ajudar no trabalho de sensibilização e educação ambiental. Criação do artista baiano Renato Barreto, a turminha se espalhou por todas as bases do Projeto, levando a mensagem da conservação das tartarugas marinhas de norte a sul.
A Galera da Praia foi apresentada oficialmente no Dia Internacional da Tartaruga Marinha (16/06/2012). A ideia era trabalhar de uma forma lúdica informações e curiosidades sobre as tartarugas marinhas e seu misterioso ciclo de vida. A tentativa divertida de aproximar as pessoas desses animais ameaçados de extinção deu certo e ganhou fãs fora e dentro do Tamar.
Em um ano de aventuras, a turminha já faz parte das ações de conservação através da sensibilização e da educação ambiental, mostrando situações que acontecem nas praias e oceanos e alertando para a responsabilidade de toda a sociedade em proteger esses quelônios. No iBahia.com, é possível acompanhar tirinhas publicadas todos os sábados, e no site da Galera da Praia, rever todas as que já foram publicadas, como esta abaixo, comemorando com um bolo especial para agradar as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil (clique para ampliar):
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?