pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Aumenta número de ninhos de tartaruga-verde em Noronha

08/03/2014 - No Brasil, a espécie desova quase que exclusivamente nas ilhas oceânicas de Trindade, Atol das Rocas e Fernando de Noronha. Leia mais. ↓

Aumenta número de ninhos de tartaruga-verde em Noronha

Soltura de filhotes

No Brasil, as tartarugas-verdes (Chelonia mydas) desovam quase que exclusivamente nas ilhas oceânicas de Trindade, Atol das Rocas e Fernando de Noronha. Na temporada reprodutiva 2012-2013, o Tamar registrou recorde de 265 ninhos protegidos em Noronha e quase 14 mil filhotes levados ao mar em segurança. Desde os primeiros levantamentos realizados no arquipélago, com média de 30 ninhos de 1984 a1993, a quantidade de desovas vem crescendo substancialmente, com média de 90 ninhos de 2004 a 2013.

Das ilhas oceânicas brasileiras, Fernando de Noronha tem a menor população de tartarugas-verdes, possivelmente como resultado histórico da constante presença humana no arquipélago, que incluía as tartarugas como fonte de alimento, explica o coordenador do Tamar na região, biólogo Armando J. B. Santos.

Quando adultas, as fêmeas de tartaruga-verde desovam geralmente a cada três anos, que é o tempo que levam para acumular energia na forma de gordura, que depois será convertida em “combustível” para a longa migração, e em ovos para a reprodução. Cada ninho tem em média 120 ovos e cada fêmea desova geralmente seis vezes por temporada, com intervalo de 12 dias entre uma desova e outra. Os filhotes nascem com menos de 50g e quando adultos podem pesar mais de 200 kg. São animais que migram longas distâncias, mas voltam sempre à praia onde nasceram, cerca de 30 anos depois, para fazerem seus ninhos. 

Tartaruga-verde

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras