28/03/2014 - Aniversário festejado com amigos, atividades para as crianças e show de Dudu Lima Trio com participação especial de Milton Nascimento. Leia mais. ↓
A base do Tamar em Florianópolis/SC tem em 2014 um grande motivo para comemorar: 10 anos de atividades. Desde 2004, atua na redução da captura incidental pela pesca industrial e artesanal, altamente desenvolvida no litoral sul do país. O trabalho de sensibilização, conscientização e informação é fundamental para diminuir o impacto dessa atividade sobre as tartarugas que procuram essa região em busca de alimento, abrigo e repouso. O Centro de Visitantes, instalado na Barra da Lagoa em 2005, maior colônia de pescadores da Ilha de Florianópolis, já atendeu a 600 mil pessoas, sendo 150 mil apenas em 2013. Já participaram do programa de sensibilização e interpretação ambiental 3 mil escolas de Santa Catarina, totalizando a visita de 90 mil alunos.
O evento de comemoração dos 10 anos teve a presença de cerca de 500 pessoas, que puderam acompanhar diversas atividades, incluindo um vídeo especial com a história da base e a Exposição Fotográfica da Rede BIOMAR, com projetos patrocinados pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
A creche Elizabeth da Barra da Lagoa introduziu uma nova personagem nas aulas folclóricas de Boi-de-mamão: a 'Dona Tartaruga de Casco Duro', conscientizando as novas gerações e os pais destes alunos, em sua maioria pescadores, sobre como proceder caso encontrem uma tartaruga marinha.
O ponto alto da celebração foi a noite de 12/02. O espetáculo no Espaço Cultural do Centro de Visitantes ocorreu com apoio da Petrobras, contando com abertura do Septeto Tamarear e o show de Dudu Lima Trio com participação especialíssima de Milton Nascimento.
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?