pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

1ª Semana do Mar teve encerramento de Luís Perequê, Sá e Guarabira

13/06/2014 - Tamar e Aquário de Ubatuba se unem para promover evento pelos oceanos. Leia mais. ↓

1ª Semana do Mar teve encerramento de Luís Perequê, Sá e Guarabira

Luís Perequê com Sá e Guarabira

O mês de junho tem datas importantes para o meio ambiente, comemoradas em todas as bases de pesquisa do Projeto Tamar no Brasil, até o dia 16 de junho, Internacional da Tartaruga Marinha. Em Ubatuba/SP, aconteceu a 1ª Semana do Mar, realizada em conjunto com o Aquário de Ubatuba. O evento teve a participação de muitos amigos e parceiros. Foram realizadas atividades envolvendo mais de 2000 pessoas, com o intuito de reforçar a importância da conservação das tartarugas marinhas, oceanos e ambientes costeiros.

A 1ª Semana do Mar aconteceu dentro da programação da quinta edição do ‘Festival Da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar’, realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba e que também reuniu diversos parceiros. O encerramento foi no dia 7 de junho, sábado, com um grande mutirão de limpeza da Baía de Ubatuba, reunindo alunos e professores da Escola Criarte, integrantes do Ubatuba SUP e da Academia Outdoor Fitness, mergulhadores, moradores, visitantes, além da equipe do Projeto Tamar e do Aquário de Ubatuba, com o objetivo de sensibilizar para o cuidado ambiental. Enquanto um grupo caminhou pela praia do Itaguá, recolhendo o lixo jogado na areia, outros dois grupos realizaram a limpeza do mar remando de Stand Up e mergulhando no Cais do Porto. Ao todo foram recolhidos 30 sacos de lixo. Ao final, todos os presentes se emocionaram com a soltura de 4 tartarugas marinhas (Chelonia mydas).


Soltura de tartarugas marinhas reabilitadas pelo Tamar

Durante a tarde, a partir das 18h, a “Tenda Literária Amigos do Mar” reuniu, no Projeto Tamar, autores com publicações ligadas ao mar. Amyr Klink e família, Maristela Colluci, equipe do Projeto Albatroz, Mauro Jucá, da Revista Horizonte Geográfico, a equipe da APA Marinha do Litoral Norte e do Programa Amigos do Mar do Instituto Arcor, apresentaram suas produções literárias e conversaram com os visitantes. 


Família Klink

À noite, o show do Luís Perequê & Banda, com a participação especial de Sá & Guarabira, emocionou um público de mais de 500 pessoas, no Casco Acústico do Projeto Tamar. O evento de encerramento teve o apoio cultural do Instituto Arcor Brasil, da Pousada Recanto das Palmeiras e do Restaurante Perequim. 
Para o Oceanógrafo Hugo Gallo, Diretor do Aquário de Ubatuba e um dos idealizadores do evento, a ideia é que a Semana do Mar se torne um evento permanente no calendário turístico de Ubatuba. A oceanóloga Berenice Gomes, Coordenadora Regional do Projeto Tamar, resumiu os resultados da 1ª Semana do Mar: ‘Em um planeta que precisa cada vez mais de cuidados, a Semana do Mar é um exemplo de mobilização de vários setores da sociedade para construir o “Nosso Futuro Comum”.

 

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR ARACAJU – OCEANÁRIO - SE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras