pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

IV Mês da Cultura Popular no Tamar Ubatuba

25/07/2014 - Em agosto, uma programação especial valoriza a cultura regional. Confira as datas e horários e traga toda a família! Leia mais. ↓

IV Mês da Cultura Popular no Tamar Ubatuba

Congada de São Benedito

O Projeto Tamar Ubatuba/SP preparou para agosto uma programação especial de atividades para comemorar o Mês da Cultura Popular, em parceria com o Silo Cultural de Paraty. Em sua quarta edição, o evento busca valorizar as manifestações e expressões culturais tradicionais dos caiçaras com apresentações musicais, dança, exposições e vídeos com a temática cultural e o modo de vida das comunidades tradicionais do litoral norte de SP.

A programação tem início no dia 2/08 com a contadora de histórias Mariza Taguada, que numa proposta artístico-pedagógica vai conduzir os visitantes num tour diferente pelo Centro de Visitantes do Tamar contando histórias como a “Lenda do Guapuruvu” sobre a origem das canoas caiçaras usadas pelos índios Tupinambá, habitantes de Ubatuba. Outras histórias e causos fazem parte do repertório que revela de forma lúdica o modo de vida do antigo caiçara. 

Ainda no sábado, dia 2/08, o Grupo Concertada fará sua apresentação mensal com repertório temático sobre a cultura popular. Como convidados do mês, Ariane Oliveira conduzirá a apresentação do Afoxé Ilu Omi Obatalá. Antecedendo as apresentações musicais, será exibido o documentário Dias de Caiçara sobre a música e o jeito de ser e de viver dos caiçaras.

No dia 9/08, os visitantes terão a oportunidade de aprender 'Como se faz' o instrumento símbolo da música caiçara, a rabeca, sob a orientação do Mestre Rabequeiro Mario Gato. Outros artesãos de Ubatuba, Mestres Zé Cobra, Maximiano e Andrezinho farão a demonstração de 'Como se faz' outros símbolos da cultura regional, as canoas e remos caiçaras. Em seguida, será exibido o documentário “A corrida de Canoas da praia da enseada”.


Corrida de canoas

Ainda no dia 9/08, o palco do Tamar receberá a apresentação da Congada de São Benedito, sob a orientação do Mestre Dito Fernandes, caiçara da comunidade do Puruba que trouxe esta manifestação cultural para Ubatuba. A programação da noite se encerrará com a colorida e animada Dança das Fitas apresentada pela comunidade do Itaguá.

No dia 15/08 o grupo Fandango Ubatubano se apresenta no palco do Tamar, recebendo os cirandeiros Os Caiçaras de Paraty/RJ, mostrando antigas tradições nos pés e na voz de pessoas que lutam para manter viva a cultura caiçara. Antecedendo a apresentação será exibido o vídeo O feitio da canoa pelo canoeiro Renato, sobre as técnicas de construção da canoa de um só tronco.

No dia 16/08, no Silo Cultural de Paraty, no Rio de Janeiro, o Mestre rabequeiro Mario Gato fará a demonstração de “Como se faz” a rabeca. Em seguida, o grupo de cirandeiros Os Caiçaras de Paraty recebem como convidados o grupo Fandango Caiçara de Ubatuba, valorizando a troca do conhecimento tradicional entre as comunidades dos dois municípios.

O encerramento do IV Mês da Cultura Popular acontecerá no sábado, dia 23/08, com o show “Assim na Serra como no Mar” com a reunião dos músicos Luís Perequê de Paraty, Negão dos Santos e Renata Marques de São Luis do Paraitinga, e a cantora paulistana Katya Teixeira. Um encontro memorável de talentos e carreiras musicais dedicadas à valorização da cultura popular!

Ainda no dia 23/08, será exibido o vídeo Preservar é resistir produzido pelo Fórum de Comunidades tradicionais (Paraty/Angra/Ubatuba), que além do vídeo manterá também uma mostra fotográfica sobre as comunidades tradicionais da região, no Espaço de Exposição do Centro de Visitantes, no período de 01 a 23/08.

Clique nas imagens para ampliar os cartazes:

     

Criado há 33 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

SERVIÇO:
Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes do Projeto Tamar Ubatuba estará aberto todos os dias (exceção de quarta-feira), das 10 às 18 horas (segunda a quinta) e das 10 às 20h (sextas e sábados).
Preços de entrada: 
- Crianças acima de 1,20 m e Adultos - R$ 14,00; 
- Crianças abaixo de 1,20 m e adultos maiores de 60 anos - não pagam. 
- Moradores de Ubatuba (cadastrados ou portando algum comprovante: título de eleitor, RG, carteira de escola ou trabalho) – não pagam.
Endereço: 
Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá - Ubatuba/SP
Tel: (12) 3832-6202 e 3832-7014

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras