pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar participou de congresso de bioética e bem-estar animal

02/09/2014 - Realizado em Curitiba pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, o evento também abordou questões sobre sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Leia mais. ↓

Tamar participou de congresso de bioética e bem-estar animal

'A hora do gelo'

Com o tema “Senciência e bem-estar animal – expandindo horizontes”, o III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal contou com a presença de profissionais de diversas áreas e nacionalidades, que trabalham para promover qualidade de vida aos animais nos mais variados ramos de atividades.  Realizado em Curitiba, de 5 a 7 de agosto, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, o evento também abordou questões sobre sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. A programação ampla tratou de temas voltados para os animais de produção, os sistemas de produção, o direito animal,  os animais de rua, o uso dos animais pela indústria, pela pesquisa e instituições de ensino, dentre outros. O Tamar participou do Mini Simpósio de Animais Selvagens. 

A palestra “Projeto Tamar: Cuidando da saúde e do bem-estar das tartarugas marinhas no Brasil” apresentou as ações de conservação realizadas em prol destas espécies, além dos cuidados com as tartarugas mantidas em seus centros de visitação, mostrando como e por que atividades de enriquecimento ambiental, como ‘A hora do gelo’ e ‘A horta das tartarugas’, são importantes para os animais e para a sensibilização e educação do público que visita e se relaciona com o Projeto.

'A hora do gelo' cativa crianças e adultos, pois mostra o comportamento dos animais ao se alimentarem. Um bloco de gelo com peixes frescos é oferecido às tartarugas. Conforme vai derretendo, elas são estimuladas pelo agradável desafio,  movimentam-se bastante, interagem entre si, fazem a alegria do público, enquanto os monitores do Tamar explicam curiosidades sobre a biologia, abordam os principais problemas enfrentados por esses animais ameaçados de extinção e como todos nós podemos ajudá-los a sobreviver.

'A horta das tartarugas' também é uma atividade que envolve os visitantes do Tamar com o universo desses animais selvagens. Uma estrutura simples contendo deliciosas porções de alface e rúcula estimula as tartarugas a buscar o alimento e agrada os paladares herbívoros, principalmente das tartarugas da espécie verde (Chelonia mydas).


'Horta das tartarugas'.

De acordo com a médica veterinária do Tamar, Thaís Pires, o evento destacou de uma forma muito positiva a importância das questões ambientais que permeiam todas as atividades que envolvem os animais. Além disso, a seção destinada aos animais selvagens abriu espaço a discussões necessárias para garantir seu bem-estar, estando em ambiente natural ou em recintos especiais nas mais diversas instituições.

 

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR UBATUBA - SP

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras