pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Colaboração da comunidade salva tartaruga marinha em Vitória

17/10/2014 - O animal será devolvido ao mar dia 18/10, às 14h30, participe! Leia mais. ↓

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi resgatada em Vitória-ES, dessa vez com um anzol no pescoço. A tartaruga foi encontrada por moradores de Jesus de Nazareth com um anzol de tipo "J" enganchado e foi levada ao Tamar que fica na praça do Papa. O anzol será removido pela equipe de veterinária do Projeto e ficará em observação até ser solto no sábado, dia 18 de outubro, às 14:30, com a participação da comunidade e de quem quiser acompanhar. Mais informações: (27) 3225-3787

Será mais uma tartaruga que terá uma nova chance de vida graças a colaboração das pessoas, que estão cada vez mais sensibilizadas pela causa, explica com entusiasmo o gestor do centro de visitação e educação ambiental do Tamar em Vitória, oceanógrafo Paulo Rodrigues. Vamos agradecer o grande exemplo das comunidades pesqueiras da Praia do Suá e de Jesus de Nazareth, conscientes e atuantes na proteção às tartarugas marinhas, diz Rodrigues.

Vitória é uma das áreas com maior ocorrência de tartaruga-verde, que se aproxima da costa para se alimentar das algas. Além da pesca com redes, ameaças a sobrevivência desses animais em risco de extinção são a poluição com resíduos sólidos, a poluição no mar em geral, e o tráfego de embarcações nas áreas de alimentação, dentre outras. As tartarugas-verde se reproduzem na Ilha da Trindade, que pertence ao município de Vitória e é o principal sítio reprodutivo para essa espécie no Brasil.

A importância do anzol circular - Desde 2004, o Tamar orienta pescadores em várias partes do Brasil onde tem bases de pesquisa e conservação a utilizarem o anzol circular. A substituição dos anzóis comuns tipo "J" pelos anzóis circulares agride menos as tartarugas, reduz a captura em cerca de 60% e aumenta em 100% as chances de sobrevivência pós-captura. Saiba mais sobre a ameaça da pesca incidental e o que o Tamar faz para proteger as tartarugas.


Poluição no mar é perigo para as tartarugas - Os tumores que a tartaruga apresenta estão relacionados à qualidade da água da nossa baía, explica o pesquisador do Tamar. Indicamos sempre que temos oportunidade para as pessoas conectarem os esgotos das casas à rede de tratamento que está disponível em toda a Cidade de Vitória. Antes de soltarmos o animal, explicamos também que a redução dos tumores pode ocorrer de forma natural, assim que a tartaruga migrar para áreas mais limpas. Saiba mais sobre as ameaças às tartarugas marinhas, entre elas a fibropapilomatose.

Saiba mais sobre o Tamar Vitória:

Centro de Visitantes

17 mil estudantes já visitaram o Tamar Vitória

 

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR UBATUBA - SP

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras