pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Ritmo do berimbau marcou Culturarte de Ponta dos Mangues

25/02/2015 - Há três anos a comunidade recebe o Culturarte para celebrar as tartarugas marinhas e a cultura. Leia mais. ↓

Fevereiro começou com festa e valorização da cultura em Ponta dos Mangues, Pacatuba, Sergipe. O Culturarte, Festival de Cultura, Arte e Conservação que acontece há 24 anos na cidade de Pirambu (onde está a base de pesquisa e conservação do Tamar desde 1982), levou a bandeira da tartaruga marinha, madrinha da Cultura Popular, de norte a sul do estado. O dia 01 de fevereiro de 2015 amanheceu para ver o 6º Batizado e Troca de Graduações do Grupo Unidos nas Tartarugas e o Cortejo de Grupos Folclóricos.

O dia começou com uma roda de capoeira de alunos de Ponta dos Mangues e Pirambu. Em seguida, teve início o 6º Batizado e Troca de Graduações do Grupo Unidos nas Tartarugas com a presença de mestres e professores de capoeira de outros lugares (Maceió/AL, Mogi Guaçu/SP, Pirambu/SE, Japaratuba/SE, Japoatã/SE, Propriá/SE e Aracaju/SE). "A emoção foi forte, pois a troca de graduações representa uma conquista muito importante para cada aluno", conta Jamyle Argôlo, coordenadora de inclusão social do Tamar em Sergipe. "John, um dos alunos do Grupo Unidos nas Tartarugas, portador de necessidades especiais, arrancou lágrimas e sorrisos das pessoas ao jogar na roda e se expressar com muita alegria e liberdade. Isso é o que diferencia um verdadeiro capoeirista de um simples jogador de capoeira: sua capoeira com identidade, esforçada e bonita". O professor Nenê, explica que a capoeira Angola desenvovida no Grupo Unidos nas Tartarugas, somada às atividades de sensibilização ambiental propostas pelo Tamar, desempenha um papel muito importante na autodeterminação dos alunos, na formação de sua identidade e de seu lugar na comunidade, e isso é condição essencial à efetivação do princípio da dignidade humana.

À tarde, o Culturarte trouxe o primeiro Cortejo de Grupos Folclóricos do Povoado de Ponta dos Mangues. Os grupos culturais Lariô da Tartaruga e Ilariou de Pirambu percorreram a rua principal da cidade, chamando as pessoas para a festa. Assim como acontece há anos em Pirambu, o Cortejo toca nos corações e tira as pessoas de casa; é uma festa que bate de porta em porta.

Com muita alegria e entusiasmo terminou a 3a edição do Culturarte de Ponta dos Mangues, os Grupos se apresentaram para o povoado, que recebeu os batuques e a capoeira de braços abertos. Cerca de 250 pessoas participaram de todo o evento, que foi registrado pela fotografa Jéssica Dias.

Saiba mais

Jovens de Pirambu resgatam as tradições da comunidade em festival

Culturarte celebrou a riqueza das comunidades

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras