10/03/2015 - "Nossa Praia É a Vida" é um dos programas de sensibilização e educação ambiental do Tamar. Leia mais. ↓
Programas permanentes de sensibilização e educação ambiental seguem informando sobre a importância da colaboração de todos para que as tartarugas marinhas possam viver. "Nossa Praia É a Vida" busca envolver usuários de praias, moradores e turistas, na conservação desses animais ainda ameaçados de extinção, através de solturas de filhotes ou tartarugas reabilitadas, conversas, palestras, distrbuição de cartazes e folders, disposição de placas informativas, entre outras atividades. Durante o carnaval, todas as bases do Tamar realizaram ações com o público.
Pirambu/SE, Sítio do Conde/BA e Farol de São Tomé/RJ.
Em Sergipe, a campanha "SOS Ninhos" fez solturas de filhotes, rodas de capoeira com o grupo Unidos nas Tartarugas e caminhadas para conversar com as pessoas. Na Bahia, as equipes realizaram atividades na praia, limpezas com a ajuda da comunidade, solturas de filhotes, palestras e distribuição de informativo sobre o que se pode fazer para evitar a fotopoluição e outras ameaças. No Espítio Santo, crianças das comunidades participaram de solturas de filhotes, foram atrás do Bloco das Carebas, e se divertiram aprendendo mais sobre as tartarugas e o mar. Em outras bases de pesquisa, de norte a sul do país, solturas de tartarugas reabilitadas e palestras, filmes, jogos e exposições reuniram adultos e crianças para falar de atitudes responsáveis que todos devemos ter na praia e no mar.
De acordo com a bióloga Valéria Rocha, coordenadora de educação ambiental do Tamar, o trabalho é desenvolvido através de programas especiais adaptados a públicos específicos. Estes programas objetivam gerar diferentes alianças, desde ações mais pontuais para mitigar atuais ameaças às tartarugas marinhas, até atividades processuais com um público permanente, direcionado às crianças e adolescentes, onde o foco é a construção de uma consciência ambiental e consequentemente parcerias a longo prazo.
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?