pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar contribui com projetos de conservação de tartarugas marinhas na Colômbia

25/04/2015 - Evidenciadas principais ameaças e possibilidades de ações para enfrentá-las. Leia mais. ↓

Tamar contribui com projetos de conservação de tartarugas marinhas na Colômbia

Apresentação de Eduardo Lima, coordenador do Tamar no Ceará

De 18 a 20 de março/2015, o Projeto Tamar participou do “Encontro Interinstitucional para Avanço no Tema de Conservação de Tartarugas Marinhas na Colômbia”, promovido pelo Ministério da Colômbia e Petrobras, com o apoio da INVEMAR – Órgão Governamental que desenvolve trabalhos de conservação ambiental, gás, óleo e pesquisas em geral no país. A proposta do evento, que reuniu cerca de 25 pessoas, foi fazer uma revisão dos avanços conseguidos na Conservação pelas dezenas de instituições que trabalham com Tartarugas Marinhas na Colômbia e dar a conhecer outras iniciativas para a proteção desses animais ameaçados de extinção.

Foram apresentados 15 trabalhos para atualizar os participantes sobre o que vem sendo feito por cada grupo nas mais distintas regiões do país colombiano. O coordenador do Tamar no Ceará, Eduardo Lima, fez uma apresentação sobre Pesquisa, Conservação, Educação Ambiental e Envolvimento Comunitário como forma de contextualizar o tema da conservação das tartarugas marinhas e mostrar o que o Tamar faz no Brasil. Grupos de Gestão dos Recursos, Investigação e Monitoramento e Educação Ambiental foram formados para apresentar propostas para o Ministério do Meio Ambiente com prazo para até 3 anos de conclusão. O Tamar também participou das mesas de Pesquisa, Monitoramento e Educação Ambiental.

Para o coordenador do Tamar, há muito o que se fazer pelas tartarugas marinhas na Colômbia. "A situação da proteção das tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata), por exemplo, é séria, pois existe um grande comércio de produtos e subprodutos dessa espécie nas comunidades litorâneas", relata. A troca de experiências entre os países é fundamental para fortalecer ações para a sobrevivência desses animais migratórios.

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras