pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Projeto Tamar participa da 13ª Semana Nacional de Museus

12/05/2015 - De 18 a 24 de maio, visite os Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha. Confira a programação especial no Tamar e em mais de 1.000 instituições no país. Traga a família! ↓

"Museus para uma sociedade sustentável" é o tema deste Dia Internacional de Museus, 18 de maio de 2015. A data é comemorada mundialmente e celebrada no Brasil pela Semana Nacional de Museus, que acontece este ano de 18 a 24 de maio. O evento busca em sua 13ª edição enfatizar o importante papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade: seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária. O Projeto Tamar também é Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha e realizará atividades especiais durante a 13ª Semana, em um conjunto de 1.387 instituições museológicas do país e 4.570 atividades.

O Tamar movimenta um ciclo socioprodutivo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Ao integrar pessoas e tartarugas marinhas, desde 1980, o Projeto promove a capacitação e a valorização cultural para melhorar a qualidade de vida das comunidades locais envolvidas com a conservação das tartarugas marinhas. Hoje, gera 1.800 oportunidades de trabalho no país, recebe por ano cerca de 1,5 milhões de pessoas e possui 11 lojas e centros de visitantes, estruturas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho de monitoramento, pesquisa, sensibilização e educação ambiental.

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho integrado com as comunidades costeiras, serve de inspiração para outros países. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.

Programação por estado:

PERNAMBUCO

SERGIPE

BAHIA

ESPÍRITO SANTO

SÃO PAULO

SANTA CATARINA

Guia completo 13ª Semana Nacional de Museus: [faça ao download]

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras