pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

II Simpósio das Ações do Projeto Floresta Sustentável

26/05/2015 - Temas sobre conservação, turismo e sustentabilidade reuniram especialistas na Bahia. Leia mais. ↓

Nos dias 13 e 14 de maio de 2015, o Projeto Floresta Sustentável promoveu seu II Simpósio para apresentar ações em prol da fauna e da flora em Mata de São João, Bahia. Especialistas mostraram resultados e ações para a conservação da natureza no litoral norte do estado e trocaram experiências. Temas sobre turismo e sustentabilidade foram discutidos no Centro de Educação Ambiental do Projeto, na Reserva da Sapiranga, e na Praia do Forte, Mata de São João-BA.

Convidados de vários projetos de conservação, da UNESCO, do ICMBio, do IBAMA, Prefeitura, Ministério Público, Universidade Católica do Salvador e da Petrobras trocaram experiências sobre o trabalho de conservação incluindo as comunidades locais. O Tamar participou com a coordenadora de Inclusão Social e Educação Ambiental, Valéria Rocha, e o coordenador dos Centros de Visitantes, Gonzalo Rostán e os biólogos Paulo Lara, da Praia do Forte, e Eduardo Saliés da base de Arembepe. Após o evento, alguns dos convidados fizeram uma visita guiada no Tamar da Praia do Forte, conheceram o Programa Especial de Educação Ambiental Tamarzinhos e o centro de visitação que recebe em torno de 600 mil pessoas por ano, gera trabalho e renda para a comunidade, e recursos para a pesquisa e a conservação das tartarugas marinhas.

O Projeto Floresta Sustentável tem o objetivo de restaurar áreas degradadas de mata atlântica, conservar o ambiente da Reserva da Sapiranga, promover a educação ambiental e fomentar atividades de geração de renda compatíveis com a conservação ambiental. Patrocinado pela Petrobras e realizado pela Fundação Garcia D‘Ávila, trabalha com as comunidades da Tapera/Sapiranga, de Barreiro, Pau Grande e Campinas.

Projeto Tamar

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.

 

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras