pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Em noite de estrelas, muitos amigos das tartarugas cantaram pelos bichos do mar

23/10/2015 - Lançamento de clipe musical do Projeto TAMAR reuniu feras da música brasileira pelas tartarugas marinhas. Leia mais. ↓

Em noite de estrelas, muitos amigos das tartarugas cantaram pelos bichos do mar

Deixa as tartarugas!! Deixa os bichos do mar!!!

O evento que apresentou oficialmente o novo clipe do Projeto TAMAR Juntos pelos Bichos do Mar reuniu em uma celebração pela vida dos oceanos grandes estrelas da música brasileira, defensores das tartarugas marinhas e admiradores da causa. No palco do TAMAR da Praia do Forte/BA, mais de 20 artistas se apresentaram com canções escolhidas a dedo e a direção musical de Luciano Calazans. Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, o evento levou mais de 1.000 pessoas a cantarem juntas pela conservação das tartarugas marinhas.

À tarde, um pocket show de um dos maiores contrabaixistas brasileiros e diretor musical do Movimento Tamarear, Luciano Calazans, chamou as pessoas a participarem do evento. No final da tarde, na praia ao lado do centro de visitação do TAMAR, houve uma soltura de uma tartaruga reabilitada. O belo coral do Tivoli, sob regência de Luciano Calazans, abriu a noite. O clipe passou no telão e encantou o público. Depois, cada artista de um em um, cantando duas ou três músicas ou misturando-se em duetos, trios ou quartetos, quintetos, e em seguida todos no palco cantando juntos pelos bichos do mar, Lenine, Ricardo Chaves, Saulo, Xangai, Gerônimo, Luciano Calazans, Chico Martins, Ana Rosa, Sergival, Ana Mametto, Yacoce Simões, Marcela Martinez, Marcos Clement, Daya Words, Yrahn Barreto, os integrantes das bandas Casco Cabeça e Tamarear, entre outros.

"Estávamos em casa, era uma enorme roda de amigos, uma grande jam session, uma constelação de feras da nossa música unidas para celebrar resultados positivos e continuar protegendo as tartarugas marinhas", conta Guy Marcovaldi, um dos fundadores e coordenador nacional do Projeto TAMAR. "Que lugar mágico! Que lugar incrível!! Que lugar é esse?!", era o que mais se ouvia no "camarim-aquário", onde era possível admirar a interação, em puro êxtase, entre os artistas durante o evento. O tempo e as pessoas respeitaram o que estava previsto, nenhuma chuva, alto astral e muita música pelas tartarugas marinhas e pela vida nos oceanos. Veja alguns desses momentos especiais:

Movimento Tamarear

Mais que um neologismo, Tamarear é um verbo de primeira conjugação, cujo significado traduz toda ação em defesa da natureza e das tartarugas marinhas através da música. Nasceu como parte dos eventos comemorativos dos 30 anos do Projeto TAMAR, em 2010. Chamava-se, então, 30 Anos de História para Cantar. Deu certo, tornou-se uma atividade permanente e ganhou esse novo nome, criado por Lenine e cantado por Milton Nascimento. Todas as músicas são inéditas e têm como temas principais o ciclo de vida das tartarugas marinhas, a conservação da natureza e a história das pessoas e das comunidades que apoiam o TAMAR.

Projeto TAMAR

Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. Desde 1983, o Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental; o apoio do Bradesco e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.

 

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras