pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

III Semana do Mar começa com apresentação de Gabriel o Pensador no Casco Acústico do Tamar Ubatuba-SP

24/05/2016 - Convites esgotados!! ↓

III Semana do Mar começa com apresentação de Gabriel o Pensador no Casco Acústico do Tamar Ubatuba-SP

Gabriel o Pensador

O raper, compositor e escritor, Gabriel o Pensador abre no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06) a III Semana do Mar, que faz parte do VII Festival da Mata Atlântica, realizado pelo Tamar, Aquário de Ubatuba e Prefeitura Municipal. A partir das 20h00, a banda Os Cascudos interpreta músicas em defesa das tartarugas marinhas e composições próprias com estilo musical que vai do reggae ao rock, da MPB ao samba. Em seguida, o Tamar e a Petrobras apresentam um dos artistas que mais produz, crítica e criativamente, retratos da nossa sociedade e de sentimentos coletivos de indignação ou de orgulho de ser e de viver brasileiro.

O dia 5 de junho começa com uma grande limpeza da baía do Itaguá, a partir das 8h00 às 12h00, pela praia e pelo mar. Depois, uma soltura de tartarugas marinhas reabilitadas, entregues ao Projeto Tamar por pescadores parceiros, vai emocionar a todos e finalizar a manhã de um dia mais que especial. Pela tarde, visitas guiadas e atividades de alimentação dos animais trarão informações sobre o VII Festival da Mata Atlântica, sobre a III Semana do Mar e sobre o significado das datas comemoradas no mês de junho a favor da natureza.

Histórico do Festival – Em Ubatuba, floresta, rios, serra, mar e os seus 80 mil habitantes se conectam em uma encantadora paisagem que precisa ser cuidada e preservada para quem vive aqui e para quem vem aproveitar suas belezas naturais e culturais. Celebrando as importantes datas do 27 de maio, dia da mata atlântica e dia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, com o objetivo de estimular a conservação, difundir a informação sobre o tema e incentivar o turismo ecológico, o Projeto Tamar, realiza desde 2010, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba e participação de várias instituições municipais e regionais, públicas e não governamentais, o ‘Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar - FeMa.

Desde 2014, o Tamar e o Aquário de Ubatuba incorporaram ao Festival da Mata Atlântica a Semana do Mar, celebrando o dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, com o objetivo de sensibilizar, refletir e realizar ações pela proteção às tartarugas marinhas, aos mares e oceanos. Em 2015, o evento contou com uma programação especial de atividades acadêmicas, culturais, educacionais, turísticas e artísticas através de oficinas, palestras, lançamento de livros, cursos, passeios ecológicos mutirão de limpeza de praias, capacitação de professores e shows, tudo gratuito e aberto ao público, recebendo a participação de aproximadamente 12 mil pessoas nos doze dias de evento. Em 2016, a sétima edição do FeMa e a III Semana do Mar acontecerão entre os dias 27 de maio e 11 de junho.

Mais 25 milhões de filhotes no mar – Originado do Museu Oceanográfico de Rio Grande com apoio dos órgãos ambientais federais, o Projeto Tamar constatou que até o começo dos anos de 1980, a matança de fêmeas de tartarugas marinhas e o consumo de quase todos os ovos por pescadores praticamente interrompeu o ciclo de vida desses animais no Brasil. Em 1981, um pequeno grupo de oceanógrafos conseguiu viabilizar o nascimento de 2 mil filhotes, e com a parceria da Petrobras desde 1982 ampliou anualmente o número de tartarugas protegidas. Até hoje, 25 milhões de filhotes já foram para o mar graças à proteção do Tamar. Por fatores naturais, apenas um ou dois em cada mil sobrevivem. Mesmo ao nascerem em segurança, é no mar onde passam a maior parte da vida e acontece a maioria dos problemas que serão obrigados a enfrentar. Entre 20 e 30 anos atingem a idade adulta e começam a se reproduzir, reiniciando o ciclo da vida.

As tartarugas marinhas que hoje se reproduzem no Brasil precisam prosseguir em um mundo cheio de perigos, e por isso esses animais ainda ameaçados de extinção necessitam do apoio de toda a sociedade. Redes de pesca, anzóis, degradação de áreas de desova, fotopoluição e a poluição dos oceanos, além das mudanças climáticas, são os principais inimigos das tartarugas e podem interromper a chance de recuperação das cinco espécies que ocorrem no nosso país.

Projeto Tamar - Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Visite: www.tamar.org.br

SERVIÇO

Apresentação de Gabriel o Pensador com abertura da banda Os Cascudos.

Data e horário: 05/06/2016, a partir das 20:00h.

Local: Centro de Visitantes Projeto Tamar Ubatuba, São Paulo.

Ingressos gratuitos: ** CONVITES ESGOTADOS

Primeiro lote será distribuído no Tamar dia 24 de maio das 12:30 às 14:30, ou até acabarem os convites do primeiro lote.

Segundo lote será distribuído também no Tamar dia 25 de maio das 18:30 às 20:30, ou até acabarem os convites.

* É obrigatória a apresentação de um documento de identidade para a retirada do convite. Só poderá ser retirado 1 convite por pessoa.

** CONVITES ESGOTADOS

Mais informações: Projeto Tamar Ubatuba/SP, Rua Antonio Atanázio, 273, Itaguá

Tel: (12) 3832-6202 / 7014 / 4046

E-mail: tamaruba@tamar.org.br

Conheça Gabriel o Pensador: http://www.gabrielopensador.com.br/

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR ARACAJU – OCEANÁRIO - SE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras