pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar apoia aplicativo que engaja cidadãos na conservação das tartarugas marinhas

05/08/2016 - Lançado para mobile e tablet o aplicativo Pic4Turtle permite identificar as espécies e conecta pessoas e entidades de conservação. Leia mais. ↓

Com acesso rápido através de uma interface amigável e intuitiva, você poderá a partir de agora identificar as espécies de tartaruga marinha. O Pic4Turtle (www.pic4turtle.com) é um aplicativo que permite a qualquer pessoa enviar fotos e saber informações sobre as 7 espécies desses animais ameaçados de extinção em todo o mundo. Criado para as plataformas IOS (Apple) e Android, o app traz diversas funcionalidades e pode ser baixado gratuitamente.

“Além de registrar fotos de tartarugas, como uma forma de engajar mais aliados em torno de uma causa viva, o aplicativo permite ao cidadão encontrar unidades de conservação por proximidade. Já são 364 usuários ativos e 22 organizações de diferentes países que estão conectados à plataforma, e que já enviaram 166 fotos de 6 espécies diferentes”, informa Vinicius Leandro Soares, estudante finalista do curso de Oceanografia e colaborador da startup Pic4Turtle, que segue atrás de usuários e parceiros para aprimorar cada vez mais o aplicativo.

Por enquanto, em três meses de lançamento, o grau de acerto do sistema automático de reconhecimento das espécies por fotografias é de aproximadamente 86%, porém a identificação automática depende de uma série de fatores como posição da tartaruga na foto, estágio de vida do indivíduo (filhotes de diferentes espécies podem ser bem semelhantes entre si), qualidade do registro fotográfico, etc.

A geolocalização permite que o usuário navegue por todo o planeta e conheça os registros realizados por outros usuários em diversas praias do mundo. "É uma ferramenta tanto para quem já está envolvido na causa, como para quem está iniciando o contato com o mundo das tartarugas marinhas. Com uma foto, as pessoas recebem informações sobre as espécies e encaminham dados possivelmente relevantes para os pesquisadores" explica Ana Cláudia Marcondes, oceanógrafa do Projeto Tamar.

“O grande diferencial deste aplicativo é o potencial de sensibilização e educação ambiental”, diz o coordenador do Centro Tamar/ICMBio no Espírito Santo, Joca Thomé. “As fotos podem ter comentários e todo mundo se comunica sobre as tartarugas marinhas, isso é muito positivo para a conservação”, afirma.

Sobre o Pic4Turtle (www.pic4turtle.com) – plataforma global utiliza os mais recentes avanços na inteligência artificial para reconhecer automaticamente espécies de tartaruga marinha através de uma foto, permite que o usuário saiba mais sobre conservação e tenha acesso a informações e curiosidades sobre as espécies, trabalhando assim na difusão da educação ambiental na sociedade. Saiba mais.

Assessoria de Comunicação
Rafael Andaku
Tel: +55 (27) 2104-0822
E-mail: rafael@pic4turtle.com
www.facebook.com.br/pic4turtle/
https://youtu.be/ILTlRHJVAac

Community Manager - Pic4Turtle
Vinicius Leandro Soares
Estudante de Oceanografia
Tel: +55 (27) 2104-0822
E-mail: vinicius@pic4turtle.com

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR ARACAJU – OCEANÁRIO - SE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras